A equipa principal do Benfica, que no passado sábado, dia 27 de maio, se sagrou campeã nacional de futebol, foi recebida esta segunda-feira nos Paços do Concelho. O plantel foi recebido no local por uma enchente de adeptos.
Os jogadores e equipa técnica do Sport Lisboa e Benfica foram recebidos, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas. Para o autarca, este “era um dia de glória e um dia para festejar”. “É orgulho enorme como presidente da câmara. É um momento único”, reforçou o autarca, felicitando a equipa pela conquista do 38º campeonato nacional.
“Os campeões nacionais são campeões de Lisboa”, prosseguiu Moedas. Contudo, lembrou que “ninguém é campeão sozinho”. Por isso, enalteceu também os clubes rivais por contribuírem “para a magia do desporto”. O autarca lisboeta deixou ainda uma palavra ao presidente do Benfica, Rui Costa, considerando-o “um homem simples e um grande líder”.
“O desporto deve muito ao Rui Costa, Lisboa e o Benfica devem-lhe muito”, prosseguiu. De seguida, Carlos Moedas fez ainda umas palavras de agradecimento ao treinador da equipa, Roger Schmidt, e aos jogadores. “Vocês deram tudo. Uma equipa gloriosa não é apenas ser uma equipa que vence”.
Ou seja, “é uma equipa que aguenta todos os dias, persiste, é ainda uma equipa que acredita, que sonha e que nunca perde a esperança”, reforçou o edil. Para Moedas, esta garra e união entre jogadores é um exemplo para “os dias que correm”.
Clube é um símbolo da cidade
“Há quem diga que o Benfica é uma nação. Hoje, o Benfica é uma cidade. Hoje, o Benfica é Lisboa”, continuou o presidente da CML. Desta forma, o autarca lembrou as origens do clube, em 1904, na Farmácia Franco, em Belém. Foi aqui que o fundador do clube, Cosme Damião, juntou 24 pessoas para criarem o clube.
“Essas são as vossas raízes, esses são os ases que vos honraram no passado”, reforçou. Por outro lado, Moedas recordou que, “pela primeira vez, tivemos os símbolos de Lisboa estampados no vosso equipamento principal”. Na opinião do edil, são estes que ajudam a levar Lisboa a todo o mundo. “Levam ao peito a bandeira da cidade como verdadeiros embaixadores”, concluiu.
Conquista do título era um desejo de todos os benfiquistas
Por sua vez, o presidente do Benfica, Rui Costa, disse que esta recepção corresponde a uma promessa que fez em abril do ano passado, aquando das celebrações da conquista da Youth League. “Estamos de regresso, conquistamos o 38º título que tanto ambicionávamos”, disse o presidente. Para o também ex-jogador da equipa encarnada, “servir o Benfica é uma honra”.
Ao mesmo tempo, sublinhou ainda que “Lisboa é a cidade que viu” o clube “nascer, desenvolver-se e crescer, para rapidamente se tornar na maior instituição desportiva portuguesa” e ainda “o clube mais popular e amado”. Desta forma, Rui Costa lembrou que o Benfica foi criado em Belém, mas em mais de 100 anos de história já passou por diversas localidades do concelho, tendo-se fixado na freguesia de São Domingos de Benfica.
Clube além fronteiras
“Somos desta extraordinária cidade e temos muito orgulho nisso. Mas somos também do mundo”, reforçou o presidente do SLB. Deste modo, Rui Costa lembrou que este é “um clube global, que transcendeu fronteiras”. Novamente sobre o 38º título de campeão nacional, o presidente manifestou o seu orgulho pela conquista, algo que vai ao encontro do “desejo de todos os benfiquistas”.
Por outro lado, esta conquista “vale também pela forma como o alcançámos: com o futebol vibrante e ganhador, juntamente com a experiência e aposta na formação”, considerou. Rui Costa agradeceu o título a Roger Schmidt, “que desde o primeiro dia percebeu é que era o Benfica”, mas também “a todos os jogadores sem excepção”. No mesmo sentido, o presidente agradeceu também a todos os sócios e adeptos do SLB. “Este título é de todos os benfiquistas”, frisou Rui Costa.
“Todos juntos, numa união muito nossa, conquistámos mais um título nacional para o nosso Benfica”, prosseguiu, dedicando ainda o troféu a Fernando Chalana, antiga glória do clube, falecido em 2022. Por fim, o presidente do SLB prometeu estar de volta aos Paços do Concelho em 2024.
Adeptos fervorosos
Carlos Moedas entregou uma estatueta de Santo António a Rui Costa, Roger Schmidt e Nicolás Otamendi, o capitão da equipa. Por outro lado, o presidente do SLB entregou ao autarca uma camisola autografada por todo o plantel.
Por fim, a equipa foi exibir o troféu à varanda dos Paços do Concelho, perante milhares de adeptos entusiasmados que vibravam com o acontecimento à porta da Câmara Municipal de Lisboa, envergando cachecóis e outros elementos alusivos ao clube. Esta recepção contou ainda com a presença da famosa águia Vitória, e ainda um momento musical. Esta atuação ficou a cargo de Marisa Liz, que interpretou o hino do Benfica.