ESCADAS ROLANTES DA ESTAÇÃO BAIXA CHIADO A FUNCIONAR DESDE ESTA SEXTA-FEIRA

O Metropolitano de Lisboa (ML), anunciou esta sexta-feira, dia 21 de Outubro, que já estão a funcionar todas as 12 escadas mecânicas da estação de metro da Baixa-Chiado, assim como a plataforma de transporte de cadeiras de rodas e todos os elevadores desta estação.

A reparação, acrescenta a empresa em comunicado, foi concluída ontem, sendo que a situação “será acompanhada de perto nos próximos dias, para o caso de serem precisos reajustes e afinações, tendo em conta a extensão das intervenções efetuadas”.

Na mesma nota, o ML acrescenta ainda que foram também beneficiadas e modernizadas sete escadas, as quais serão substituídas até ao primeiro trimestre de 2024, assim como os elevadores desta estação, cujo concurso será lançado em 2023.

Recorde-se que esta notícia surge após a divulgação, nas redes sociais, de uma imagem que mostra um casal de idosos a subir as escadas da estação Baixa-Chiado em dificuldades. O funcionamento das escadas rolantes e outros equipamentos de acessibilidade era uma reivindicação antiga dos utilizadores daquela estação, usada por milhares de pessoas por dia.

De acordo com o ML, estas intervenções de beneficiação de acessibilidades e modernização de equipamentos mecânicos representam um investimento de cerca de 5,12 milhões de euros.

“As acessibilidades, em geral, e as escadas e os tapetes rolantes em particular, são uma matéria prioritária para o Metro de Lisboa”, explica a empresa, acrescentando que “tem vindo a adaptar e a modernizar as suas estações e equipamentos, por forma a dar cumprimento ao princípio da Acessibilidade e Mobilidade para todos”.





A Rede do Metropolitano de Lisboa conta com 117 elevadores, bem como 244 escadas e tapetes rolantes. Ainda na mesma nota, o ML explica que “a reparação de avarias mecânicas é uma prioridade desde sempre, uma vez que são reconhecidos os transtornos que as falhas nestes equipamentos causam aos clientes”.

Quer comentar a notícia que leu?