“ESCOLA DE CIDADANIA” REGRESSA A CASCAIS

Já é conhecido o programa de formação para 2022 da Scholas Occurrentes em Cascais, sede portuguesa desta iniciativa para jovens do mundo com origem na cidade de Buenos Aires sob a égide do então arcebispo Jorge Bergoglio, hoje Papa Francisco.

Regressará já em abril, a “Escola de Cidadania”, um programa educativo para a formação de estudantes que reunirá 150 jovens entre os 15 e os 17 anos de diferentes estabelecimentos de ensino secundário da rede pública e privada do concelho de Cascais.

Durante uma semana, os jovens irão partilhar pontos de vista, aproximar-se dos problemas quotidianos da comunidade e, através de uma perspetiva construtiva e da sua própria investigação – e do uso de metodologias dinâmicas, de trabalho em grupo inspiradas no design thinking – vão apresentar de propostas e soluções. Seguir-se-á uma outra semana, intitulada “Mar e Praia”, em julho, durante a qual, em modo descontraído, os jovens terão oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e José Maria del Corral, diretor da Scholas apresentaram este programa, que é dinamizado em parceria com a Câmara Municipal e que, ultrapassadas as limitações impostas pela pandemia, volta a envolver centenas de jovens até ao final do ano.

«Para Cascais é uma honra poder trabalhar com uma entidade como a Scholas Occurrentes», revela Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. «São vários os programas de participação e cidadania que desenvolvemos junto das camadas mais jovens em parceria com as escolas públicas e privadas, nos quais as equipas da Scholas fazem toda a diferença. Juntos educamos jovens de todas as religiões, no compromisso pelo bem comum», reitera o autarca.

A parceria com a Scholas Occurrentes integra a participação de equipas dinamizadoras do contacto de proximidade em programas municipais já em curso como:


  1. Pensarmo-nos nas Escolas, programa de pensamento orientado para a saúde emocional dos jovens (+info: https://jovem.cascais.pt/pt-pt/node/1878)
  2. A Voz dos Jovens – Fórum de representantes de turma que visa estimular formas diferentes de participação cívica dos jovens (+info: https://www.cascais.pt/voz-dos-jovens)
  3. A Ti Voluntário, Incentivo à prática do Voluntariado, através da promoção dos seus valores junto de estudantes do 3º Ciclo e do Ensino Secundário (+info: https://jovem.cascais.pt/pt-pt/ativoluntario-0)
  4. AEleva-te – “Abrir os olhos ao que existe”, despertar os jovens para o seu papel ativo nas respetivas comunidades (+info: https://jovem.cascais.pt/pt-pt/node/1299)

A Scholas é uma fundação mundial sem fins lucrativos, apoiada pelo Papa Francisco que trabalha com escolas e comunidades educativas públicas e privadas, de todas as confissões religiosas e seculares para restaurar o pacto educacional. Como organização da sociedade civil, busca-se o comprometimento de todos os atores para implementar a cultura do encontro pela paz através da educação.

Quer comentar a notícia que leu?