O ministro da Educação e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa visitam, hoje, a Escola Básica do Parque das Nações e anunciam o concurso público para obras de alargamento da escola ao 2º e 3º ciclos.O concurso para a conclusão da Escola Básica do Parque das Nações, em Lisboa, é hoje lançado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Esta empreitada, no valor de 8 milhões de euros (mais IVA), abre caminho para o alargamento da escola ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Segundo o Ministério da Educação, «trata-se de uma obra muito ambicionada por aquela comunidade educativa que, justamente, reivindica a conclusão das obras desde 2010. O avanço da obra esteve condicionado pela necessidade de proceder a uma avaliação da qualidade dos solos resultante de recomendações recentes da Agência Portuguesa do Ambiente, por suspeita de contaminação».

De recordar que, em 2018, foram elaborados, por várias entidades, relatórios relativos à avaliação do potencial de contaminação no terreno e à análise de risco para a saúde humana, tendo sido realizados os testes e análises necessários. O relatório final concluiu pela inexistência de potencial de risco cancerígeno e perigosidade (efeitos não cancerígenos), recomendando apenas a manutenção de ações de monitorização posteriores.

A segunda fase da construção da Escola Básica do Parque das Nações, que atualmente tem apenas jardim de infância e 1.º ciclo, foi apresentada em julho de 2017, pela Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, prevendo-se agora o alargamento ao 2.º e 3.º ciclos.

Com o aumento da capacidade, cerca de 900 alunos passarão a usufruir de refeitório e biblioteca, bem como laboratórios, sala de artes, sala de ginástica e campos desportivos cobertos e um descoberto.

«Esta nova infraestrutura escolar, numa zona da cidade que cresceu, é justamente desejada por esta comunidade educativa. Por isso, é muito importante para nós conseguirmos concretizá-la», referiu o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

About The Author

Related Posts

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.