FAMÍLIAS CARENCIADAS DE LOURES RECEBEM VOUCHERS PARA COMPRAR ALIMENTOS FRESCOS

O projeto pretende “dar resposta às famílias mais carenciadas e que estão a ser, ainda mais, afetadas pela situação social do país”

As famílias carenciadas da freguesia de Loures vão receber ‘vouchers’ para poderem adquirir bens alimentares básicos, como carne, peixe e legumes frescos, através de uma mercearia solidária. As famílias identificadas vão receber vales de 50 ou 75 euros para trocar por produtos em lojas aderentes.

A Junta de Freguesia de Loures quer que comecem a ser colocados produtos frescos nos cabazes alimentares distribuídos às famílias mais carenciadas através de uma mercearia solidária. Por outro lado, a aquisição destes produtos será feita através de ‘vouchers’.

O projeto “Mercearia Social” foi apresentado na última quinta-feira, dia 16 de fevereiro, na Casa dos Professores do Concelho de Loures, pelo presidente da Junta de Freguesia, António Pombinho.

Segundo o autarca, este projeto pretende “dar resposta às famílias mais carenciadas e que estão a ser, ainda mais, afetadas pela situação social do país”. Ao mesmo tempo, esclareceu ainda que os cabazes vão ter produtos frescos, como peixe, carne, frutas e legumes”.

Em declarações ao Olhar Loures, António Pombinho adiantou que vão ser atribuídos vales mensais que podem ser gastos no comércio local.

Adesão de nove lojas

Até ao momento, estão envolvidos nove estabelecimentos comerciais neste projeto. Desta forma, estes estabelecimentos dizem respeitos a mercearias e charcutarias. Por sua vez, estas irão «abastecer» as 83 famílias identificadas, que vão receber vouchers no valor de 50 ou 75 euros mensais, conforme a dimensão do agregado familiar.

Desta forma, com os vouchers, as famílias podem dirigir-se ao comércio local para levantar produtos nos estabelecimentos que aderiram ao projeto. Contudo, os primeiros vales vão ser distribuídos na próxima semana, sendo que o projeto vai estar no terreno a partir de 1 de março.

Balanço trimestral

“Os vouchers referentes ao mês de março terão validade até 30 de abril e depois vamos continuar a entregar os vales todos os meses. É feito um balanço trimestral da situação”, explicou António Pombinho. “Ou seja, vamos analisar se há famílias que, entretanto, melhoraram o seu rendimento e se podem sair do programa ou se existem mais famílias que precisam de integrar neste apoio”, clarificou.


Por outro lado, o autarca referiu ainda que este é um projeto inovador. No mesmo sentido, “complementa e coloca em conjunto no mesmo projeto a área económica, a área social e, nomeadamente, a economia local”.

A Junta de Freguesia de Loures tem uma parceria com a Associação Empresarial de Comércio e Serviços de Loures e Odivelas. Por sua vez, foi esta entidade que entrou em contacto com as lojas aderentes.

Quer comentar a notícia que leu?