Feira de Loures traz tradição saloia ao centro da cidade

Começou, esta sexta-feira, 19 de julho, a Feira de Loures, organizada pela Junta de Freguesia de Loures, e que, traz, ao Jardim Rosa Major Bastos, e zonas adjacentes, uma evocação histórica que recorda algumas tradições do passado. O evento tem entrada livre e prolonga-se até ao próximo domingo, 21 de julho.

Está inaugurada a Feira de Loures, um evento promovido anualmente pela Junta de Freguesia de Loures, que pretende evocar as tradições saloias daquela localidade. O certame começou esta sexta-feira, 19 de julho, e termina este domingo, dia 21. “No primeiro dia, houve várias animações, nomeadamente o concerto da banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures, a atuação do Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta”, dos Acordeonistas Vitor Apolo e Emanuel Crispim”, entre outras participações, revelou ao Olhar Loures o presidente da Junta de Loures, António Pombinho.

O primeiro dia contou “com uma grande participação” da comunidade, referiu ainda o autarca, estimando que estiveram presentes “mais de um milhar de pessoas”. “Este ano, a Feira de Loures com duas componentes. Ou seja, uma componente de educação histórica, e depois uma feira franca, onde há vários produtores locais e associações”, que vão animar o espaço entre o Jardim Major Rosa Bastos e o Pavilhão Paz e Amizade. Aqui, os visitantes poderão andar de carrossel e deliciarem-se com pipocas e algodão doce, mas também apreciar as bancas de artesanato e outros artigos, ao mesmo tempo que provam uma fartura, um pão com chouriço, um cachorro quente ou uma bifana.

Igualmente, também poderão conhecer de perto as atividades de algumas associações locais e ainda visitar o mercado de levante, que terá vestuário, malas, calçado, loiças, entre outros artigos para venda. Na inauguração da Feira de Loures, estiveram presentes a vice-presidente da Câmara de Loures, Sónia Paixão, os vereadores Gonçalo Caroço, Nélson Batista e Vasco Touguinha, bem como o presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos.

Mais de seis dezenas de participantes

Ainda de acordo com António Pombinho, “esta é a terceira edição da Feira de Loures, que foi uma aposta que fizemos em 2022, com o objetivo de levar as tradições a esta cidade e a esta freguesia. Em 2023, aumentámos a oferta, e, em 2024, fizemos uma oferta ainda maior”. São esperadas, nesta edição da Feira de Loures, mais de seis dezenas de participantes, entre associações, artistas e artesãos locais. O objetivo deste evento é recuar até às origens saloias daquela localidade, através de várias atividades e atrações que recriam o antigamente. “Esperemos que seja uma grande feira”, referiu ainda António Pombinho.

Já de acordo com Sónia Paixão, que saudou esta iniciativa, “é com uma enorme satisfação que a autarquia se associa a este evento. Fizemos de tudo para que não houvesse uma sobreposição de eventos, para que o nosso concelho seja um concelho dinâmico”. Para a autarca, a Feira de Loures “olha para as nossas tradições, a nossa tradição saloia. Por isso, é um motivo de satisfação e de orgulho para nós. Espero que o evento traga mais pessoas a Loures para conhecer o nosso território”.

Evento continua este sábado com muitas atrações

Neste sábado, 20 de julho, a feira abre pelas 16h00, e terá atuações do Grupo de Gaiteiros, Bandinha Portuguesa, Acordeonistas, Saltimbancos, personagens de época e jogos tradicionais. Também durante a tarde, há atuações do Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Frieleiros”, primeiro no Jardim Major Rosa Bastos, às 17h30, e depois no Largo 4 de Outubro, às 19h00.

Este segundo dia conta ainda com atuações da Trupe de Saltimbancos, Jogos Saloios, do Teatr’UP da SFUP, bem como dos acordeonistas Vitor Apolo e Emanuel Crispim, entre outras participações. “Venham a Loures, venham divertir-se e conhecer um pouco da nossa realidade no início do século XX”, reforça ainda António Pombinho, destacando também a presença de produtores e artesãos locais. Por fim, poderá conhecer o programa completo da Feira de Loures, no site da Junta de Freguesia.


Quer comentar a notícia que leu?