FESTAS DA NOSSA SENHORA DAS DORES ENTRE OS DIAS 11 A 18 DE SETEMBRO EM LAVEIRAS-CAXIAS

As Festas em Honra da Nossa Senhora das Dores, regressam a Laveiras, em Caxias, entre os dias 11 a 18 de setembro, com um programa festivo e outro religioso. O evento é organizado pela União de Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (UFOPAC), juntamente com a paróquia de Nossa Senhora das Dores.

O programa religioso arranca já este domingo, dia 11 de setembro, com uma novena a Nossa Senhora das Dores, às 18h00, seguida de bênção da imagem peregrina, na Igreja de Nossa Senhora das Dores. Na segunda, dia 12, pelas 14h30, irá rezar-se o terço no Centro Comunitário e Paroquial de Nossa Senhora das Dores; pelas 18h45, haverá uma novena e uma missa na Igreja de Nossa Senhora das Dores; por fim, este dia termina com o concerto ‘Louvores a Maria’, às 21h00, pelo coro da Catedral de Lisboa, na Igreja da Cartuxa.

Terça, dia 13, há nova novena e missa, às 18h45, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, sendo que, pelas 20h30, rezar-se-á o terço na Sede dos Escuteiros (Agrupamento 45 de Caxias); e 21h30, haverá uma tertúlia, intitulada ‘Porque sofremos? Perspetivas e resposta espiritual, social e psicológica’, na Sede dos Escuteiros, com o coordenador nacional das Capelarias Hospitalares, Padre Fernando Sampaio, o presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, Eugénio Fonseca, e o psicólogo Samuel Antunes, sendo este debate moderado pela jornalista da SIC Notícias Liliana Lobo de Carvalho.

Na quarta-feira, dia 14 de setembro, rezar-se-á novamente o terço, desta vez no Centro de Assistência Infantil de Nossa Senhora das Dores, às 09h00. Pelas 18h45, nova novena e missa na igreja de Nossa Senhora das Dores, e às 21h00, há teatro no Centro de Assistência Infantil Nossa Senhora das Dores.

Na quinta-feira, dia 15, está marcado, às 21h00, a oração do terço, seguida de missa solene, na Igreja de Nossa Senhora das Dores. No dia seguinte, dia 16, está marcada nova missa, às 19h00, na mesma igreja. Pelas 20h30, haverá oração do terço na Igreja da Cartuxa, e meia hora depois, a jornalista Aura Miguel traz a conferência ‘Os Papas e Nossa Senhora’, marcada para a Igreja da Cartuxa.

No mesmo dia, arranca também o programa festivo, com a abertura da feira, às 18h00, o hastear das bandeiras, no edifício do Grupo Desportivo Unidos Caxienses, às 19h30. Pelas 22h00, está marcado o concerto de Madalena, José Morais e Salada Lusa, no palco principal. No dia 17, sábado, o programa das festas começa às 16h00, com diversas atividades infantis, no recinto das festas, e que decorrem até às 19h00. Pelas 21h00, está marcada a procissão das velas, com início no Alto do Lagoal; e às 22h00, o cantor Iran Costa sobe ao palco principal para cantar os seus êxitos.





No último dia das Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores, domingo, dia 18 de setembro, haverá, pelas 15h00, uma missa solene, seguida de procissão, no Grupo Desportivo Unidos Caxienses. Entre as 16h00 e as 19h00, haverá novamente diversas atividades para as crianças, entre as quais pinturas faciais, balões, jogos, entre outros, no recinto das festas. Por fim, as festividades terminam com a atuação do grupo ‘Há Festa na Rua’, no palco principal, às 21h30.

 

Para a presidente da UFOPAC, Madalena Castro, o programa das Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores trazem uma “simbiose de equilíbrio entre a cultura e a tradição da celebração religiosa” e ainda “a promoção de momentos festivos com a comunidade”, que “refletem os valores que nos unem à Irmandade de Nossa Senhora das Dores de Laveiras-Caxias, coorganizadora das Festas, que conta já com quatro séculos de existência”. A autarca acrescenta ainda que este evento tem “vindo a adquirir dinamismo e a participação cada vez maior das forças vivas”, sendo o reflexo “do dinamismo dos agentes associativos existentes na freguesia de Caxias”.

Quer comentar a notícia que leu?