GRANDES VELEIROS JÁ CHEGARAM A LISBOA

Os Grandes Veleiros, ou Tall Ships, chegaram na manhã desta quinta-feira, dia 31 de agosto, à Gare Marítima da Rocha Conde d´Óbidos, em Alcântara, e onde vão ficar até dia 3 de setembro, a propósito da Tall Ships Races Lisboa. Neste dia, haverá ainda um desfile de navios pelo Rio Tejo e que antecede a partida destes veleiros para a próxima e última etapa do evento, em Cádiz (Espanha).

A iniciativa começou pelas 17h00. Por sua vez, estiveram presentes várias entidades e parceiros nesta cerimónia de abertura do Tall Ships Races (ou Grandes Veleiros). Alguns deles foram Carlos Correia, da Administração do Porto de Lisboa, o presidente da Aporvela, Pedro Pinto Correia, o diretor do evento, Paul Bishop e o presidente da Lisbon Cruise, Marcos Farias.

Por fim, é ainda de salientar a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e ainda do Chefe de Estado-Maior da Armada, o Almirante Henrique Gouveia e Melo. Segundo a organização, “todos os palestrantes salientaram a importância da presença dos Tall Ships em Lisboa, e do grande trabalho que desenvolvem com os tripulantes mais jovens a bordo”. Também foram ainda lembrados os grandes “velejadores quinhentistas”, reforçando a cidade de Lisboa como “uma porta para o mundo”, onde o mar foi “o grande cartão de visita de Portugal”.

Para Carlos Correia, “é uma honra e um privilégio receber estes magníficos veleiros e uma competição tão reputada com a Tall Ships Races”. No mesmo sentido, acrescentou o responsável, este é “um evento de dimensão mundial e que está muito ligada a Lisboa”. Carlos Correia lembrou ainda que a capital portuguesa “já recebeu várias edições desta competição, nomeadamente a primeira, em 1956”. Por isso, o responsável convida todos a visitarem o evento, “uma oportunidade a não perder”.

Visitantes poderão conhecer os navios de perto

No entanto, o Tall Ships Races é mais do que uma competição. Durante quatro dias, são mais de uma dezena de veleiros que vão estar atracados no Porto de Lisboa. Estes navios são provenientes de 12 nacionalidades diferentes, tais como Dinamarca, Reino Unido, Espanha, México, entre outras. Por outro lado, haverá ainda com um programa diversificado que junta animação, desporto e cultura.

Deste modo, esta sexta-feira, dia 1 de setembro, o recinto abriu pelas 10h00 e estará aberto até ás 22h00, para mostrar os seus navios ao público. À mesma hora, haverá ainda atividades para os participantes nas Tall Ships Races, e pelas 17h00, há um desfile de tripulações. Às 18h00, está marcada a atuação do Quinteto de Metais da Marinha e uma cerimónia de entrega de prémios referentes ao desfile. O evento pretende ainda juntar ainda o passado e o presente.

Neste sentido, procura preservar as tradições dos grandes navios de vela, que foram desaparecendo após a chegada do motor de propulsão a vapor. Por sua vez, os visitantes poderão ainda conhecer navios como o Escola Sagres, da Marinha Portuguesa, a Caravela Vera Cruz. Esta é uma réplica exacta das antigas caravelas portuguesas e foi construída em 2000 no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Próxima etapa do evento será em Cádiz

No sábado, dia 2, o recinto estará novamente aberto entre as 10h00 e as 22h00, para os visitantes verem os grandes veleiros e realizarem outras atividades. Às 18h00, começa a atuação do Quarteto de Saxofones da Marinha. Por fim, o último dia do evento, dia 3 de setembro, domingo, contará novamente com o recinto aberto até ás 13h00. Contudo, neste dia, não será possível fazer visitas aos navios.


Deste modo, os navios começam a levantar âncora às 11h00, e às 13h30, irá começar um desfile náutico no Terreiro do Paço. Finalmente, pelas 18h00, terá início a etapa Lisboa – Cádiz. A esta hora, está prevista a partida dos navios da capital rumo a Espanha. A entrada no evento é gratuita e o programa pode ser consultado no site da iniciativa. A regata já passou por Falmouth (Reino Unido) entre os dias 15 e 18 de agosto e também por La Coruña, em Espanha, entre 24 e 27 de agosto.

Quer comentar a notícia que leu?