Grupo Terras da Nóbrega preparam verão repleto de eventos

O Grupo de Folclore Terras da Nóbrega (GFTN) está a preparar a sua agenda de eventos para o próximo verão, que vai incluir atuações um pouco por todo o país. O próximo evento é já no próximo sábado, 25 de maio, no Festival Nacional de Folclore, que decorre no Centro Cívico de Carnaxide.

De acordo com o responsável pelo Grupo de Folclore Terras da Nóbrega (GFTN), José Brito, “começámos 2024 com uma grande dinâmica”, uma vez que o grupo celebrou 10 anos de existência em 2023. No fim-de-semana dos dias 20 e 21 de abril, o grupo realizou um Encontro de Folclore, no Parque dos Poetas, em Oeiras, e que contou com “a parceria do Município de Oeiras e envolveu cerca de 500 folcloristas, de norte a sul do país, juntamente com mais 45 ranchos folclóricos”, adiantou ao Olhares de Carnaxide e Queijas o responsável.

José Brito lembrou ainda que este encontro foi ainda “um grande momento de promoção das marcas Oeiras Valley e Oeiras Cultura e, claro, um momento de afirmação do Terras da Nóbrega no panorama folclórico nacional”. Em maio, no dia 25, o grupo prepara-se para realizar um Festival Nacional de Folclore, no Centro Cívico de Carnaxide, como forma de assinalar as Festas em Honra de Nossa Senhora da Rocha, que este ano, devido às obras no Santuário, não se realizam. “Para além do Terras da Nóbrega, vamos ter o Rancho Folclórico de Moncarapacho, do Algarve, o Rancho Folclórico de Santa Cruz do Bispo, do Douro Litoral, e o Rancho Folclórico de Mundão, da Beira Alta”.

Terras da Nóbrega irá organizar Mostra do Traje Minhoto em 2025

Em setembro e outubro, o grupo prepara-se também para marcar presença nas habituais Festas em Honra de São Miguel Arcanjo, em setembro, em Queijas, e nas Festas em Honra de São Romão, em Carnaxide, em outubro. Para junho, nos dias 22 e 23, “em colaboração com a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, vamos realizar uma Feira de Fumeiro e de Artes Tradicionais no Mercado de Carnaxide”. Este evento, acrescenta José Brito, terá “exposição de fumeiro, olaria, cestaria, filigrana tradicional, além de animação musical ao longo dos dois dias”.

Em paralelo, o GFTN irá ainda marcar presença “em diversos festivais de folclore de Norte a Sul do país”, estando ainda envolvidos na “organização da Mostra de Folclore do Concelho de Oeiras, e na Mostra do Traje Minhoto, que este ano é organizada pela Casa do Minho em Lisboa”. No próximo ano, revela José Brito, este último evento será organizado pelo Terras da Nóbrega, pelo que será em Carnaxide. “A 4 de maio, fizemos a abertura da Feira Rural de Porto Salvo e no dia 11 de maio fizemos fazer a parte inicial do lançamento do livro da Lupeca”, ressalva o responsável do grupo, sublinhando que, ao todo, este irá participar em “cerca de 22 ou 23 atuações ao longo do ano”.

Grupo quer continuar a crescer

O Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega é um dos 12 grupos minhotos na região de Lisboa e José Brito distingue-o pela sua “dinâmica e a capacidade organizativa. Nós não queremos apenas ser um grupo de folclore que faz atuações, queremos ter uma dinâmica de iniciativa e de parceria”. Por fim, o responsável enaltece ainda o forte apoio da Câmara de Oeiras e da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas. “Nós queremos sempre fazer mais, organizar mais. O que nos distingue é uma equipa jovem, dinâmica e esta vontade de não nos resignarmos a fazer o que achamos que queremos fazer”.

Quer comentar a notícia que leu?