A União das Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) está a promover, juntamente com a Associação Pedalar sem Idade, a iniciativa ‘Pedalar sem Idade’, nos dias 7, 14 e 28 de setembro. O objetivo desta ação é promover o convívio e reduzir o isolamento social destes séniores.
Por sua vez, o ‘Pedalar sem Idade’ decorrerá entre as 10h00 e as 12h00, e irá permitir que 24 idosos, de três instituições da freguesia, possam passear de Trishaw (bicicleta com condutor). Os passeios realizam-se nestas três datas na Doca de Santo Amaro, em Alcântara, sendo que a partida dar-se-á junto ao restaurante Rui dos Pregos.
Segundo a UFCQ, em comunicado, o objetivo desta iniciativa é combater o isolamento e a solidão dos seniores e de pessoas com mobilidade condicionada. Com estes passeios, será então possível proporcionar novas experiências a estas pessoas, que de outra forma, não poderiam andar de bicicleta devido à sua condição física. Assim, consegue-se promover momentos de descontração, bem-estar, interação e de estimulação cognitiva entre os participantes.
Por outro lado, estes 24 idosos pertencem a três instituições do território da UFCQ. Neste sentido, serão abrangidos oito idosos do Centro Social e Paroquial de São Miguel de Queijas, e mais oito da Apoio – Associação de Solidariedade Social. Por fim, os restantes oito participantes são do Centro Social e Paroquial de São Romão de Carnaxide.
Objetivo da ação é diminuir o isolamento social
No total, haverá quatro passeios e duas voltas com duas trishaws, o que permite levar quatro utentes de cada vez. Os passeios têm início às 10h00 e cada um terá 45 a 50 minutos de duração. Na próxima quinta-feira, dia 7 de setembro, será a vez dos utentes do Centro Social e Paroquial de São Miguel de Queijas. Na semana seguinte, dia 14, irão os oito utentes da Apoio – Associação de Solidariedade Social. Por fim, no último dia da iniciativa, 28 de setembro, irão os idosos do Centro Social e Paroquial de São Romão de Carnaxide.
O movimento ‘Pedalar Sem Idade’ foi fundado na Dinamarca em 2012, sendo que só chegou a Portugal seis anos mais tarde, 2018. O seu objetivo é proporcionar passeios gratuitos de Trishaw pelas cidades. Desta forma, pretende-se combater a solidão e o isolamento das pessoas idosas e com mobilidade reduzida, que estão nos centros de dia, lares de idosos e em casa.
Foto de capa: Pedalar sem idade