Vai ser inaugurada na segunda-feira, 11 de março, a nova escola básica de Santa Maria, na Charneca de Caparica. A inauguração oficial da Escola, que irá acolher 375 alunos, vai ser presidida pela presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros.
Segundo a autarquia de Almada, foram investidos 2,2 milhões de euros para a construção da escola, que vai funcionar com oito turmas do 1º e 2º anos e as três salas do pré-escolar, «integrando crianças da Escola Básica Louro Artur, permitindo que este estabelecimento escolar passe a funcionar em regime normal».
Com uma área de 2300 metros quadrados, a escola integra o Agrupamento Carlos Gargaté, e inclui refeitório, biblioteca, ginásio, gabinetes, campo de jogos e recreios cobertos. A Câmara de Almada garante que estão previstas atividades de enriquecimento curricular e atividades de animação e apoio à família.
Com a Escola Básica de Santa Maria, o concelho de Almada passa a ter 45 estabelecimentos de ensino do 1º ciclo e jardim de infância, dos quais 36 funcionam em regime normal. O 1º ciclo (do 1º ao 4º ano de escolaridade) é frequentado, em todo o concelho, por 6500 alunos, em 260 turmas, sendo que a educação pré-escolar conta com 93 salas frequentadas por 2100 crianças.
No ranking de escolas 2018-19, a Emídio Navarro é a pública com médias mais elevadas: é a 171ª a nível nacional no secundário e 346ª no básico.