ISALTINO MORAIS VISITOU CARNAXIDE E QUEIJAS ESTA SEXTA-FEIRA

Melhorar os acessos rodoviários

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, dando continuidade ao seu plano de visitas às diversas localidades do concelho, todas as sextas-feiras, visitou hoje, dia 5 de maio, a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ), onde se inteirou de alguns projetos em curso.

Desta forma, Isaltino Morais, acompanhado pelos vereadores Nuno Neto e Joana Baptista, técnicos do munícipio, e pelo presidente da UFCQ, Inigo Pereira, passou por locais como o Alto dos Barronhos, Páteo do Minote, na Estrada da Portela, e ainda a empresa Infinera, localizada no Office Parque de Carnaxide.

No Alto dos Barronhos, estão a ser construídas as futuras instalações do arquivo da CMO, que contará com três quilómetros de estantes para ali colocar o arquivo municipal. Durante o périplo, Isaltino Morais teve também a oportunidade de visitar o Páteo do Minote, na Outurela, onde existe um conjunto de “construções abarracadas”, como referiu o presidente da CMO, as quais ainda não foram demolidas.

De seguida, Isaltino Morais passou ainda pelas pracetas Gomes Leal, Gil Vicente, e Gonçalves Crespo, em Carnaxide. Estes locais precisam de algumas intervenções no pavimento, conforme já chamaram à atenção alguns moradores e automobilistas que passam naquela zona. Por fim, o edil de Oeiras realizou ainda uma visita a Queijas, tendo passado pelo Casal do Lameiro e Bairro da Cheuni. No primeiro, o autarca teve a oportunidade de conhecer o espaço de jogo e recreio daquela urbanização.

Contudo, o local “não está a ser usado porque não respeita as regras” de segurança, reforçou Isaltino Morais. Por isso, a autarquia irá proceder à substituição dos equipamentos e dos pavimentos. Já na Cheuni, a grande prioridade é a requalificação do polidesportivo ali existente, uma vez que se “encontra em condições degradadas”. Desta forma, a autarquia pretende ali instalar “novas balizas e um novo pavimento”. Segundo o autarca de Oeiras, a edilidade está sempre à procura de “encontrar soluções e garantir a manutenção dos equipamentos”.

Ouvir os cidadãos

Aos jornalistas presentes, o autarca reforçou que esta visita por Carnaxide e Queijas vai ao encontro da sua intenção de “ouvir as populações e estar junto delas”. “Estas visitas interrompem a burocracia do dia-a-dia”, sublinhou o presidente da CMO, reforçando a sua importância para perceber as necessidades dos cidadãos. “Esta é uma forma de fazer democracia”, concluiu. Por sua vez, Inigo Pereira, ao Olhar Oeiras, reforçou que a presença do presidente oeirense na sua freguesia “é muito importante” para o desenvolvimento destas localidades. “A população gosta dele e da sua presença, e foram muitos os munícipes que deram os parabéns ao presidente”, acrescentou.

Contudo, o presidente da UFCQ acrescentou que alguns dos locais visitados por Isaltino Morais foram sugeridos por si, uma vez que dizem respeito “a questões pendentes” no munícipio. Desta forma, e após este périplo, os problemas levantados seguem agora para a Câmara de Oeiras, para que os técnicos municipais os possam resolver.

Cada vez mais empresas de Silicon Valley em Oeiras

No entanto, este conjunto de visitas começou uma passagem pela empresa Infinera, em Carnaxide. Esta empresa do setor tecnológico tem a sua sede em Silicon Valley, na Califórnia, e uma sucursal em Carnaxide. A Silicon Valley, recorde-se, é o maior polo tecnológico do mundo, onde se encontram sediadas algumas das maiores empresas do mundo, entre as quais a Google ou a Apple. De acordo com Isaltino Morais, “são cada vez mais a empresas de Silicon Valley que abrem uma sucursal em Oeiras”, o que, na sua perspectiva, atesta a qualidade que o concelho oferece aos investidores.


Por outro lado, esta aposta é ainda importante para “reforçar a dimensão tecnológica do concelho”, sublinhou o autarca, acrescentando ainda que é sua prioridade visitar várias empresas de Oeiras, para “reforçar os laços de amizade com a autarquia e para que os empresários sintam que estar em Oeiras é diferente”. No caso da Infinera, este agradecimento ficou explícito com a atribuição do nome de Isaltino Morais a um dos laboratórios.

Melhorar os acessos rodoviários

A Infinera localiza-se no Office Parque de Carnaxide, zona esta que será alvo de uma requalificação até 2024, conforme adiantou a vereadora Joana Baptista ao Olhar Oeiras. Aqui, serão intervencionados “os passeios e o estacionamento, para dar mais conforto e segurança a quem aqui trabalha”. Ao mesmo tempo, a autarquia pretende também apostar no aumento de postos de carregamento de veículos elétricos neste local.

Segundo a autarca, outra grande necessidade é melhorar a fluidez do trânsito na zona empresarial de Carnaxide. “O nó de acesso à A5 está bloqueado e a Brisa sabe, mas não estão previstas obras estruturantes neste sentido”. Por isso, a Câmara de Oeiras já está a desenvolver um projeto para criar uma variante na zona de Linda-a-Velha, e que vai permitir escoar parte do trânsito da A5.

Esta infraestrutura irá contar com uma passagem superior na A5, “junto à Nestlé”, e vai permitir uma maior fluidez do trânsito. No entanto, esta obra “não deverá ficar concluída neste mandato”, admite Joana Baptista, reforçando ainda que o custo desta variante terá um custo superior “a 10 milhões de euros”.

A Infinera é responsável pela gestão das redes de telecomunicações

Esta empresa, com quase 20 anos de história, foca-se na área das comunicações ópticas, desenvolvendo equipamentos de transmissão óptica. Tem uma faturação anual a rondar os 1400 milhões de euros, e, só em Portugal, tem cerca de 300 colaboradores, oriundos de várias nacionalidades. “A sua génese está na inovação”, disse Gonçalo Crispim, responsável pela empresa, durante a visita do executivo municipal. Ao mesmo tempo, conta com operações em mais de 45 países.

A Infinera é igualmente responsável pela gestão da rede afeta às telecomunicações que usamos no dia-a-dia. Atualmente, encontra-se a desenvolver projetos que permitem melhorar estas tecnologias. Para tal, esta a investir nas suas instalações em Portugal, em especial nos laboratórios e no Centro de Desenvolvimento de Demonstração de Produtos. Atualmente, a Infinera conta com mais de 50 patentes e tem uma vasta colaboração em diversos projetos europeus de investigação.

Para já, encontra-se a desenvolver uma candidatura aos fundos do PT 2030, para continuar a desenvolver ideias. A empresa conta com vários geradores de energia, que permitem à Infinera continuar as suas operações independentemente da rede elétrica.

Descarregue e leia a edição impressa OLHARES DE CARNAXIDE E QUEIJAS - MAIO no seu computador ou equipamento móvel

Quer comentar a notícia que leu?