JÁ ESTÃO NOMEADOS OS JOVENS MAIS ATIVOS DE OEIRAS

0

O incentivo à participação da juventude na construção de políticas públicas voltadas para ela é uma das metas da Câmara de Oeiras que, segunda-feira, nomeou as três equipas que venceram o programa «Jovem mais ativo».

A integração dos estudantes na comunidade e a sua participação ativa na vida do município de Oeiras é um dos principais objetivos do programa «Jovem mais ativo» que «apela» à participação cívica dos jovens, indo ao encontro de dinâmicas da sua participação no meio que os rodeia, interligando saberes de várias áreas.

Assim, as três equipas eleitas no âmbito do projeto «Tu Participas, Tu Decides – Jovem Mais Ativo» tomaram posse no dia 22 de junho, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da autarquia, Isaltino Morais, e dos presidentes das Uniões de Freguesias a que estes jovens pertencem.

Isaltino Morais, que «vai ficar na expectativa sobre os projetos que vão ser apresentados pelos 13 jovens que compõe as três equipas», salientou que, durante um ano de mandato, os jovens vão contribuir para uma participação ativa na sua comunidade, em conjunto com as estruturas locais.

O autarca, que fez questão de salientar «que vivemos num concelho único, com os melhores indicadores económicos do país», defendeu que os jovens «tem ideias claras sobre a comunidade e os partidos políticos» e vão «trazer ideias novas» que vão contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos oeirenses.

Isaltino Morais, que se mostrou admirado com a maturidade política dos lideres das equipas vencedoras deste programa, referiu que os jovens de hoje têm de se expressar, apresentar e concretizar as suas ideias, sublinhando que o Município acredita que «eles podem ser o motor para o início da mudança e fazer a diferença».





No entanto, e porque vivemos numa democracia, Isaltino Morais referiu que «importa consciencializar os jovens para os mecanismos que existem de participação», elucidando-os dos diferentes níveis de participação, nomeadamente a partidária, que um cidadão pode ter e mostrando-lhes as «diferentes formas de governação, os seus prós e contras», proporcionando-lhes iniciativas que possibilitem a passagem por um processo de concretização de ações propostas e concretizadas nas suas freguesias de residência, conjugando o pensamento e a ação.

No mesmo sentido foi o discurso de Inigo Pereira, presidente da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, ao lembrar que os «jovens em Oeiras apostam da política e preocupam-se com a comunidade.

Inigo Pereira prometeu que a União de Freguesias, que preside, «vai criar todas as condições para a realização dos projetos apresentados pela equipa de Carnaxide», recordando que as «vossas motivações são também as nossas».

Por seu turno, o presidente da União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada – Dafundo, Rui Teixeira, salientou que «estes jovens tem um sonho» de criar melhores condições para a comunidade onde vivem e, por isso, podem «contar com todo o apoio da União de Freguesias».

No mesmo sentido foram as palavras da presidente da União de Freguesias de Oeiras, Paço de arcos e Caxias, Madalena Castro.

O incentivo à participação ativa da juventude está entre as metas deste programa que teve como vencedores, as seguintes equipas: “Alta Pressão” – União de Freguesias de Algés, Linda-a-Velha, Cruz-Quebrada e Dafundo; “Voz dos Jovens” -União de Freguesias de Carnaxide e Queijas; e os “Organicistas” – União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias

O projeto “Tu Participas, Tu Decides – Jovem Mais Ativo” é um programa de educação para a cidadania e participação cívica que pretende ir ao encontro de dinâmicas de participação dos jovens no meio que os rodeia, interligando saberes de várias áreas.

A cidadania e participação ativa dos jovens é, assim, um dos princípios orientadores da linha estratégica do Município de Oeiras na área da Juventude. Este programa abrange jovens dos 14 aos 20 anos, alunos/as do ensino secundário, regular ou profissional, residentes ou estudantes no concelho.

Este programa foi desenvolvido pelo Município, em parceria com as Produções Fixe, e pretende ir ao encontro das dinâmicas de participação dos/as jovens no meio que os rodeia, interligando saberes de várias áreas como comunicação, relações interpessoais, tomada de decisão, negociação, gestão resiliência e liderança.

Escreva aqui o seu comentário...