Devido à instalação de um novo sistema de sinalização e controlo de comboios, a Linha Azul do Metro, em toda a sua extensão, vai estar encerrada entre os dias 07 e 10 de abril. Estas intervenções destinam-se à instalação de um novo sistema de sinalização e controlo de comboios, o Communications-Based Train Control (CBTC).
Desta forma, e durante a interrupção da circulação na Linha Azul, o Metro de Lisboa recomenda aos utilizadores que optem pelas carreiras 726, 746, 759 e 767, da Carris. Ao mesmo tempo, também o serviço da CP poderá ser uma opção para circular na cidade, com ligações diretas a Sintra, Rossio e Oriente.
Contudo, os utentes da Fertagus devem utilizar as estações Entrecampos e Roma-Areeiro, de forma a acederem ao Metro de Lisboa através das linhas Amarela e Verde. Em comunicado, a empresa dá ainda como opção das carreiras da Carris Metropolitana. Por sua vez, estas fazem correspondência com algumas estações da CP, quer nas linhas de Sintra e Cascais.
A circulação na linha Azul será retomada a partir das 06h30m de dia 11 de abril, terça-feira. O sistema CTBC integra o projeto de Modernização do Metropolitano de Lisboa. No mesmo sentido, será alargado às linhas Amarela e Verde no futuro. O objetivo é melhorar a regulação do tráfego, para que a oferta e a qualidade do serviço prestado ao cliente sejam melhorados.
Modernização da rede representa um investimento de 114,5 milhões de euros
A modernização da rede do Metropolitano de Lisboa prevê um investimento de 114,5 milhões de euros. Este valor inclui a instalação do sistema CBTC para as linhas Azul, Verde e Amarela. Contudo, inclui também a aquisição de 14 novas unidades triplas, o correspondente a 41 novas carruagens. Por fim, está ainda prevista a adaptação de 70 unidades triplas ao novo sistema.
Na mesma nota, o Metropolitano de Lisboa pede a compreensão dos seus clientes para os inconvenientes trazidos pela realização destes trabalhos. No entanto, reforça ainda que os clientes podem ainda saber mais informações no site da empresa.