Saem os carros e entraram as trotinetas, bicicletas, segways/sitways, karts, skates. E, entre várias sugestões de animação, houve também concertos e comidas de rua. Foi este o programa da Câmara Municipal de Lisboa para o novo evento mensal “A Rua é Sua”.A Câmara Municipal de Lisboa voltou a promover um evento sob o mote «A Rua é Sua», com o objetivo de proporcionar mais espaço para os cidadãos circularem a pé ou de bicicleta.

Depois do sucesso do primeiro evento em maio, o segundo aconteceu no domingo, 30 de junho, na Avenida da Liberdade, que esteve encerrada à circulação automóvel entre a Rua Alexandre Herculano e os Restauradores.

Esta iniciativa, a realizar-se uma vez por mês até final do ano, conta com várias atividades lúdicas destinadas às famílias e, o mesmo tempo, pretende criar alternativas à deslocação de carro, promovendo ativamente a mobilidade suave na Avenida da Liberdade no local.

Segundo o vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, esta iniciativa tem como objetivo devolver a vivência na rua às pessoas que, desde modo, tem à sua disposição atividades de animação para toda a família, nomeadamente atuações de grupos de dança.

No fundo, como afirma o vereador Miguel Gaspar, «esta é uma oportunidade das famílias experimentarem uma nova forma de mobilidade em Portugal», lembrando que «há vários anos que algumas cidades em todo o mundo decidiram fechar ruas ao trânsito em datas marcadas, convidando cidadãos de todas as idades, miúdos, famílias, desportistas e turistas a aproveitarem as ruas. Este regresso a um passado com menos carros, onde estar e brincar nas ruas era seguro».

Na prática, a Câmara de Lisboa com A Rua é Sua está a devolver o espaço público às pessoas e a proporcionar mais espaço para os cidadãos circularem a pé ou de bicicleta. Vários lisboetas aproveitaram a ocasião para experimentar trotinetes, bicicletas, segways, stways, karts ou skates. No Eixo Central da Avenida da Liberdade realizaram-se várias atividades lúdicas destinadas às famílias, street food, animação de rua, insufláveis, concerto e jogos tradicionais.

Descarregue e leia no seu computador ou equipamento móvel Olhares de Lisboa | Edição de junho

About The Author

Related Posts

Quer comentar?

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.