LISBOA VAI TER SÍTIOS PARA PROTEGER OS SEM-ABRIGO DO FRIO

Metro de Lisboa vai ter três estações abertas para acolher os sem-abrigo

Em virtude das previsões de temperaturas baixas anunciadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Câmara Municipal de Lisboa (CML) decidiu adotar medidas preventivas para proteger os sem-abrigo contra o frio. Por sua vez, o Metropolitano de Lisboa vai abrir três estações, para os sem-abrigo pernoitarem, até 3 de março, sexta-feira.

Nesse sentido, a autarquia já pediu a colaboração dos parceiros do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Lisboa (NPISA Lisboa). Desta forma, pediu a antecipação da abertura dos Centros de Alojamento Temporário e, se possível, a sua abertura em permanência para proteger os sem-abrigo do frio durante 24 horas.

Por sua vez, solicitou que as entidades que procedem à Distribuição Alimentar e de Roupa à população sem-abrigo reforce o número de artigos distribuídos. Por outro lado, a CML pediu ainda um aumento da vigilância, por parte das Equipas Técnicas de Rua. O objetivo é identificar as necessidades das Pessoas em Situação de Sem Abrigo ao nível da alimentação, agasalhos e cuidados básicos de saúde.

Metro de Lisboa vai ter três estações abertas para acolher os sem-abrigo

Por sua vez, o Metropolitano de Lisboa, em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa, vai abrir três estações da sua rede, durante a noite. O objetivo é oferecer um local para que os sem-abrigo possam pernoitar nas noites de temperaturas baixas.

A ativação deste plano deve-se às previsões do IPMA, que apontam para uma descida acentuada das temperaturas noturnas. Estas três estações vão estar abertas no período noturno entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março.

Desta forma, as estações Santa Apolónia (norte, passeio junto edifício estação); Oriente (entrada pelo portão lado Tejo/centro comercial); e Rossio (entrada pelo portão da Praça da Figueira, junto ao Rossio), estarão abertas durante a noite para que os sem-abrigo possam pernoitar.

Neste sentido, o Metropolitano de Lisboa reafirma o seu esforço como empresa socialmente responsável. Por outro lado, irá garantir condições dentro destas estações para a pernoita das pessoas na condição de sem abrigo. Ao mesmo tempo, conta ainda com o apoio da Polícia Municipal, bem como com o reforço de vigilância e de limpeza necessários.

No entanto, assegura a CML, o Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o Tempo Frio não será ativado para já. A justificação deve-se ao motivo de que o IPMA não emitiu nem o aviso laranja nem o aviso amarelo a propósito das temperaturas baixas.

Centro de Enfermagem Queijas

Por fim, a autarquia recomenda ainda, à população em geral, que mantenha o corpo hidratado e quente, protegendo-se do frio. Por outro lado, recomenda ainda que mantenha a casa quente e que esteja especialmente atenta a todos os sinais que possam indiciar
algum problema de saúde.

 

 

 

Quer comentar a notícia que leu?