LOURES PROMOVE ATIVIDADE FÍSICA

Até ao dia 10 de abril, a Câmara Municipal de Loures tem programada uma série de atividades físicas para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física, que se celebra amanhã, 6 de abril, lembrando que a prática de atividade física é globalmente aceite como tendo um papel agregador de comportamentos protetores de saúde, tanto física como mental.

A Câmara Municipal de Loures está a assinalar durante toda a semana e em todo o concelho, o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril), promovendo um conjunto de atividades físicas gratuitas, em conjunto com diversas entidades parceiras. Desta forma, o Município dinamiza esta iniciativa com um programa a decorrer até 10 de abril.

Do ponto de vista da autarquia, esta «é uma jornada de luta contra o sedentarismo, apontado como um dos principais fatores de várias doenças e morte, em todo o mundo, e que serve também para mostrar as vantagens da prática da atividade física junto da população».

Baseando-se em dados da Direção Geral de Saúde (DGS), apenas um terço dos utentes avaliados nos centros de saúde, cumprem os níveis de pelo menos 2,5 horas de exercício moderado por semana. As autoridades de saúde recomendam que os adultos acumulem ainda, pelo menos, 75 minutos por semana de atividades vigorosas e também algumas atividades que contribuam para melhorar ou manter a força e resistências musculares, duas vezes por semana.

Em 2019, 65% das pessoas reportou nunca praticar qualquer tipo de exercício físico, sendo ainda sublinhado a prevalência de inatividade física aumentar com a idade, sendo superior nas mulheres (DGS, 2020).

PROGRAMA DIGITAL /PDF





Quer comentar a notícia que leu?