MAIS DE 500 OPERACIONAIS VÃO GARANTIR SEGURANÇA NOS FESTEJOS DE ANO NOVO EM LISBOA

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a organizar o evento ‘Viva 2024’, que vai assinalar a entrada no novo ano. Esta sexta-feira, dia 29 de dezembro, a autarquia e a PSP explicou, em conferência de imprensa, quais as restrições que vão existir na cidade. No total, serão cerca de 500 operacionais que vão garantir a segurança durante os festejos de Ano Novo na cidade.

Lisboa vai dar as boas vindas a 2024 com um Super Fim de Ano, no Terreiro do Paço. O evento tem entrada livre e começa pelas 21h30, com o DJ da Rádio Comercial, Nuno Luz, a animar o público. Pelas 22h30, começa o concerto d’Os Quatro e Meia, banda oriunda de Coimbra, nascida em 2013, e que vai trazer temas como “P’ra Frente É que É Lisboa”, ou “Na Escola”. À meia-noite, explicou o presidente do Conselho de Administração da EGEAC, Pedro Moreira, haverá um espetáculo de fogo de artifício de 13 minutos e quatro segundos que vai iluminar os céus de Lisboa na entrada no ano novo.

O responsável falou durante uma conferência de imprensa, que decorreu esta sexta-feira, nos Paços do Concelho. Após o fogo de artifício, o DJ Nuno Luz irá novamente animar o recinto, até às 01h00. Por sua vez, explicou na mesma conferência o superintendente da Policia Municipal de Lisboa, David Vieira, será proibido, na zona envolvente aos festejos, a venda de bebidas em recipientes de vidro, entre as 16h00 do dia 31 de dezembro e as 04h00 do dia 1. “Já começámos a realizar ações de sensibilização aos estabelecimentos comerciais que estão no perímetro” do recinto, acrescentou David Vieira, sublinhando que, para além destas ações, a Polícia Municipal irá ainda fiscalizar estas lojas, bem como a venda ambulante.

Reforço policial

De igual modo, prosseguiu o superintendente, haverá “um policiamento robusto” na Praça do Município. Ao mesmo tempo, a Protecção Civil Municipal vai ainda garantir um pronto-socorro, a partir das 19h30, na Estação Fluvial Sul e Sueste, com o objetivo de socorrer feridos, contando, por isso, com equipas dos bombeiros e do INEM. A Polícia Municipal de Lisboa vai ainda reforçar o dispositivo policial nas zonas de diversão noturna da cidade, nomeadamente o Bairro Alto e Arroios. Já de acordo com Sérgio Paulo, comissário da PSP, a entrada neste evento é feita através de oito entradas. Por isso, poderá entrar no recinto através da Avenida Ribeira das Naus; Rua do Arsenal; Rua do Ouro; Rua Augusta; Rua da Prata; Rua dos Fanqueiros; Rua do Comércio e Rua da Alfândega.

No entanto, para além da Praça do Comércio, também haverá festejos de Ano Novo no Parque das Nações. Desta forma, entre as 23h20 e as 01h00, não será possível circular de carro a partir da Rotunda dos Vice-Reis, na Avenida da Boa Esperança e na Alameda dos Oceanos, no sentido do Centro Comercial Vasco da Gama. Igualmente, disse ainda Sérgio Paulo, estará também proibida a circulação na Rua do Bojador, entre a Avenida da Boa Esperança e a rotunda junto à Altice Arena.

Objetos proibidos

Em ambos os eventos, não é permitido trazer objetos como guarda-chuvas, capacetes, drones, malas de grande dimensão, bem como garrafas de vidro ou objetos contundentes tais como facas, bastões, entre outros. Para facilitar a circulação de pessoas, a PSP desaconselha ainda o transporte de crianças em carrinhos de bebé. Para além do pronto-socorro, explicou Márcio Teixeira, do Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) de Lisboa, haverá ainda equipas de combate a incêndios, devido ao fogo de artifício.

De igual modo, haverá ainda um dispositivo de socorro aquático, garantido pela Polícia Marítima, uma vez que este espetáculo se realiza junto ao rio Tejo. No total, serão cerca de 500 agentes que vão garantir o dispositivo de segurança em Lisboa durante os festejos de Ano Novo. Daqui, 145 são do Serviço Municipal de Protecção Civil, 300 serão da PSP e outros 100 operacionais são da Polícia Municipal.

Metro a circular até às 03h00

As autoridades apelaram ainda ao uso dos transportes públicos, devido aos fortes constrangimentos à circulação automóvel na cidade. Desta forma, o serviço da CP, nas linhas de Sintra e Cascais, será reforçado com oito comboios especiais extra-horário, com paragem em todas as estações. Assim, haverá cinco comboios especiais na Linha de Sintra, com partida às 1h30, 2h00, 3h00, 4h00 e 5h00, e três na Linha de Cascais, às 02h00, 03h00 e 04h00. Em relação ao Metro, a estação Terreiro do Paço encerra pelas 17h00. Por sua vez, algumas estações das linhas Azul, Verde e Vermelha irão encerrar pelas 03h00.

São elas, as estações Reboleira, Amadora Este, Pontinha, Colégio Militar, Jardim Zoológico, São Sebastião, Marquês de Pombal, Restauradores e Baixa Chiado (linha Azul). Na linha Verde, encerram mais tarde as estações Telheiras, Campo Grande, Areeiro, Alameda , Anjos, Rossio, Baixa-Chiado e Cais do Sodré. Por fim, na linha Vermelha, estarão abertas as estações Moscavide, Oriente, Olivais, Chelas, Alameda e São Sebastião. Todas as restantes estações encerram à hora habitual (01h00).

Carris reforça Rede da Madrugada

Em relação às ligações fluviais à Margem Sul, a Transtejo/Soflusa irá realizar, duas carreiras extra entre o Barreiro e o Terreiro do Paço, às 21h55 e 22h55 do dia 31. Já na madrugada do dia 1 de janeiro, haverá duas ligações extra entre o Cais do Sodré e Cacilhas, às 03h00 e às 04h00. Igualmente, haverá também mais duas carreiras extra entre o Terreiro do Paço e o Barreiro, também às 03h00 e às 04h00. Ao mesmo tempo, a empresa irá ainda garantir um navio disponível para eventuais necessidades de desdobramento de carreiras, entre a 01h00 e as 06h00.

Por fim, também as carreiras da Rede da Madrugada que circulam nas zonas dos festejos (201, 202, 206, 207, 208 e 210), serão reforçadas. Assim, a Carris irá garantir mais três autocarros no Cais Sodré, três no Rossio e ainda mais dois autocarros em Santa Apolónia. A partir das 16h00 do dia 31, não haverá circulação de elétricos e de autocarros na zonas da Rua do Arsenal e Avenida Ribeira das Naus.

Quer comentar a notícia que leu?