MAIS UM ANO SEM DESFILE DE CARNAVAL, MAS COM BAILES, ANIMAÇÃO E «PASSEIO» DE MASTRONÇAS

O desfile do Carnaval de Loures foi cancelado devido à pandemia de covid-19, anunciou a organização, revelando, contudo, que vão ser realizadas «algumas iniciativas» alusivas à época, nomeadamente bailes carnavalescos e o desfile das «Mastronças», que já tem o acordo das autoridades de saúde. E em Camarate, Unhos e Apelação, o Grupo Recreativo Escola de Samba Parcela 6 vai «sambar», no dia 26 de fevereiro, pelas ruas da União de Freguesias.

A Associação do Carnaval de Loures, a Câmara Municipal de Loures e Junta de Freguesia de Loures decidiram, face à atual situação pandémica, cancelar os desfiles carnavalescos deste ano, justificando a decisão com a necessidade de garantir a segurança dos participantes, tendo em conta que o evento origina uma «concentração de largas dezenas de milhares de pessoas».

«No entanto, como o espírito carnavalesco faz parte do ADN de Loures, em função da evolução da pandemia até ao final de fevereiro e das regras definidas, ou que venham a ser definidas pela DGS (Direção-Geral da Saúde), iremos avaliar a possibilidade de realizar algumas iniciativas que permitam lembrar a época carnavalesca, mas sempre em sintonia com a Proteção Civil de Loures e autoridades de saúde locais», lê-se na nota divulgada na altura.

Assim, apesar do desfile do CARNAVAL, o maior da Área Metropolitana de Lisboa, estar cancelado, a organização decidiu avançar com três bailes carnavalescos, no Pavilhão Paz e Amizade e o desfile das Mastronças pelas ruas de Loures. Tudo após consulta às autoridades de saúde.

Desta forma, segundo revela João Silva, da Associação de Carnaval, vão existir dois “trios elétricos”, com músicos e figurantes, que irão «desfilar» pelas diferentes localidades do concelho no domingo (27 de fevereiro) e na terça-feira de Carnaval, estando ainda prevista a realização de três bailes carnavalescos no Pavilhão Paz e Amizade, com capacidade para mil pessoas, nos dias 19, 26 e 28 de fevereiro.

Ainda na terça-feira de Carnaval, as Mastronças (um grupo, exclusivamente constituído por homens que, nestes dias de carnaval, fazem uma sátira a todas as mulheres do Mundo) vão desfilar pelas ruas de Loures. O enterro do Carnaval, com a leitura do testamento e com fogo de artificio, vai acontecer, a partir das 21 horas, no Parque Adão Barata.


Por outro lado, na União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, o Grupo Recreativo Escola de Sampa Parcela 6 vai «sambar», no próximo dia 26 de fevereiro, pelas ruas da freguesia num «trio elétrico», que sai do quartel dos Bombeiros Voluntários de Camarate, às 09 horas.

Nas últimas semanas foram também canceladas as festividades de Carnaval de Torres Vedras, Estarreja, Ovar e Loulé, por exemplo. O Carnaval celebra-se este ano no dia 1 de março

Foto de capa: Mastronças Moulin Rouge

Quer comentar a notícia que leu?