MAIS UM BAIRRO EM OBRAS PELO PROGRAMA MORAR MELHOR EM LISBOA

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, esteve na apresentação do Plano de Intervenção das Obras de Reabilitação e Conservação no Bairro João Nascimento Costa, no Beato, no âmbito do Programa de Reabilitação dos Bairros Municipais de Lisboa.

O presidente da autarquia lisboeta, Carlos Moedas, esteve, esta manhã, no Beato para assistir ao lançamento de mais uma obra do programa Morar Melhor, que chegou esta quinta-feira ao bairro João Nascimento da Costa, localizado no chamado Vale de Chelas, freguesia do Beato.

Este aglomerado urbano na zona Oriental de Lisboa vai ser, assim, alvo de um conjunto de intervenções ao abrigo do Programa “Morar Melhor”, abrangendo 129 fogos e a totalidade dos 9 edifícios que compõem o bairro.

Sob gestão da Gebalis desde 2001 e tendo beneficiado de obras pontuais em várias fracções entre 2019 e 2023, o Bairro João Nascimento Costa é habitado por cerca de 380 residentes, distribuídos por 9 edifícios, os quais vão ser agora sujeitos a intervenções de fundo – o Programa “Morar Melhor” vai incidir na substituição total das antigas coberturas em fibrocimento, de forma a incrementar os índices de eficiência energética do edificado, assim como na reabilitação das empenas e na revisão de infraestruturas técnicas.

Bairro dos Alfinetes foi o primeiro

O Programa “Morar Melhor” da Gebalis teve o seu ponto de partida no início de Junho no Bairro dos Alfinetes, freguesia de Marvila, estando também já está a ser executado nos bairros Padre Cruz e Boavista.

Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis, assegura que os vários trabalhos em curso nos bairros municipais “vão contribuir não apenas para melhorar as condições físicas do edificado, mas, sobretudo, proporcionar uma franca melhoria da qualidade de vida dos moradores, dando-lhes o obrigatório conforto, segurança e qualidade habitacional”.

Tendo como base a assinatura de três contratos-programa entre a Gebalis e a Câmara Municipal de Lisboa, com uma dotação orçamental global de 142 milhões de euros e incluindo a reabilitação de um total de 478 edifícios com 8614 frações e a reabilitação direta de 1545 frações, as intervenções que estão a ser levadas a cabo nos bairros municipais de Lisboa representam o maior investimento na habitação municipal desde o PER – Programa Especial de Realojamento.


Quer comentar a notícia que leu?