MARCHA DA PENHA DE FRANÇA FOI “DA AGULHA AO DEDAL”

eu sou penha de frança

Após dois anos parados devido à pandemia da covid-19, a Marcha da Penha de França apresentou-se, em 2022, na Altice Arena com o tema “Da agulha ao dedal”, uma homenagem às costureiras e alfaiates do bairro, imortalizados pelo filme “A Canção de Lisboa”.

A Marcha da Penha de França apresentou-se na Altice Arena, no ano passado, no segundo dia do concurso das Marchas Populares, com o tema “Da agulha ao dedal”. A ideia era aludir ao mundo das costureiras e dos alfaiates, imortalizados por António Silva e Beatriz Costa, no filme “A Canção de Lisboa”, realizado por José Cottinelli.

Desta forma, com o tema “Da Agulha ao Dedal – Penha de França ao metro”, a Penha de França quis homenagear um grupo profissional, que acompanhou e teve alguma influência social e lúdica, no bairro e na cidade de Lisboa. Ao mesmo tempo, pretendeu também recordar Amália Rodrigues. A fadista, após ter terminado a instrução primária, foi aprendiz de costureira.

O grupo de marchantes do ano passado tinha idades a rondar os 30 anos e a sua esmagadora maioria reside na freguesia. “O único critério para entrar na marcha é que a pessoa saiba marchar dentro dos parâmetros e que seja desinibida”, lembrou o responsável da marcha, Paulo Lemos.

Os ensaiadores da Marcha da Penha de França em 2022 foram José Mascarenhas, Maria João Barros e Sara Cunha. Ao mesmo tempo, o figurinista foi Paulo Julião, que foi também o responsável pela cenografia juntamente com Sérgio Sousa. Os padrinhos foram os cantores Salomé Caldeira e Rui Andrade. Por sua vez, Matilde Santos e Simão Muñoz foram o par de mascotes desta marcha.

Por fim, os autores das canções foram Joana e Carlos Dionísio. Em 2022, a Penha de França apresentou, como marcha inédita 1, o tema “Costureirinha e Alfaiate” e, na marcha inédita 2, o tema foi “Corte e cose na Penha de França”. “Os segredos da Penha” foi o tema da marcha.

“(…) Qual é a marcha/ Que vem la com confiança? / Penha de França Penha de França/ Qual é a marcha/ Que bem canta e mais dança? / Penha de França/ Penha de França …/ Desta cidade guardas no peito o segredo/ Vamos sem medo, vamos sem medo… É o teu marchar/ Que te dá esperança/ E desvendas na canção/ Penha de França”

Organização promete surpresas para este ano

Este ano, a 4 de junho, a Marcha da Penha de França volta a desfilar na Altice Arena e, na noite de 12 de junho, marcha pela Avenida da Liberdade, ao som de “Menino Parque Mayer”, letra e música escolhida para a Grande Marcha de Lisboa este ano. Atualmente, os ensaios estão a correr bem, revelou o responsável da marcha. Paulo Lemos acrescenta ainda que estão a ser preparadas algumas surpresas para o concurso deste ano, que tem como tema o Parque Mayer.

Metade do grupo de marchantes transita do ano passado. Por outro lado, este ano “foi mais fácil conseguir marchantes” do que em 2022, admite Paulo Lemos. Na sua perspetiva, muitas pessoas querem entrar na Marcha da Penha de França “pela nossa aposta em projetos inovadores”. No ano passado, recorde-se, esta marcha conquistou o 7º lugar na classificação geral das Marchas Populares de Lisboa, tendo ainda arrecado prémios nas categorias de Melhor Letra e Melhor Composição Original.

Caneca OL – Marcha da Penha de França 2019

Em 2023, os marchantes voltam a ensaiar, de segunda a sexta, na Escola Nuno Gonçalves. O coreógrafo é José Carlos Mascarenhas e Paulo Julião o figurinista e cenógrafo. A confecção dos figurinos é do Atelier Áurea Stella. Já Sérgio Sousa e Lucinda fizeram os adereços.

Eu Sou Penha de França – Caneca OL

As músicas serão de Carlos Dionísio e as letras de Joana Dionísio. Rui Andrade e Salomé Caldeira serão novamente os padrinhos da Marcha da Penha de França. Contudo, e para já, as mascotes ainda não são conhecidas.

Quer comentar a notícia que leu?