METRO DE LISBOA E CARRIS AUMENTAM OFERTA

0

O Inicio do ano escolar vai ficar marcado com o reforço dos transportes em Lisboa. O Metro de Lisboa vai aumentar a oferta, diminuído os tempos de espera e, a Carris, continua a inaugurar novas Carreiras de Bairro. Desta vez, os autocarros irão circular na freguesia de Santa Maria Maior.

O Metropolitano de Lisboa procedeu, a partir de dia 13 de setembro, ao reforço da oferta, permitindo uma diminuição dos tempos de espera face aos horários atualmente em vigor, de forma a responder ao aumento expectável da procura em sequência do início do novo ano letivo, bem como do regresso ao trabalho presencial.

A oferta será reforçada nas linhas Azul e Amarela, nas horas de ponta da manhã e da tarde, através do aumento do número de comboios em circulação. Assim, o Metropolitano de Lisboa passará a circular na linha Azul com um intervalo médio entre comboios nas horas de ponta da manhã de 4’35 minutos e nas horas de ponta da tarde de 4’55 minutos. Já na linha Amarela, passará a circular com um intervalo médio nas horas de ponta da manhã de 4’05 minutos e nas horas de ponta da tarde de 4’25 minutos.

Nas linhas Verde e Vermelha, o Metropolitano de Lisboa manterá o seu serviço de exploração com a oferta a 100%, continuando a operar na sua capacidade máxima disponível, sem alterações à oferta nos dias úteis, podendo o serviço nestas linhas ser ajustado, em função dos níveis de procura que se vierem a verificar.

Aos sábados, domingos e feriados, os comboios passarão a circular com seis carruagens, em situações em que se verifique o possível aumento da procura, como é o caso de eventos culturais ou desportivos. Esta alteração permitirá a duplicação da oferta de lugares disponíveis, mesmo mantendo-se a frequência dos comboios.

Este reforço de oferta tem em vista continuar a assegurar as condições de segurança e de distanciamento entre clientes, mantendo a oferta adequada face à procura e garantindo o transporte de todos os que se encontram a trabalhar e estudar e que necessitam de se deslocar em transportes públicos.




O Metropolitano de Lisboa continua a reforçar o apelo a todos os clientes para que continuem a procurar as carruagens mais vazias e, caso seja necessário, que esperem pelo comboio seguinte, no sentido de se manterem os distanciamentos de segurança recomendados. Reitera, de igual forma, a necessidade da utilização obrigatória de máscara, reforçando a importância da sua correta utilização, que deverá tapar o queixo, boca e nariz.

A empresa continuará a monitorizar e a acompanhar ativamente o evoluir da procura e a efetuar os ajustamentos da oferta necessários, adotando as medidas que, a cada momento, se vierem a considerar as mais adequadas para garantir as melhores condições de saúde e de segurança.

O Metropolitano de Lisboa reitera o seu empenho na prossecução das medidas necessárias que garantam a segurança e o aumento da qualidade do serviço que diariamente presta aos seus clientes e prosseguirá o seu propósito de servir as necessidades da mobilidade dos seus clientes.

Nova carreira de bairro em Santa Maria Maior

Por outro lado, a 24ª Carreira de Bairro da CARRIS apresenta a designação 10B CAMPO CEBOLAS / CIRCULAÇÃO GRAÇA e irá circular na freguesia de Santa Maria Maior. Com um intervalo médio de 30 minutos, a 10B funciona desde hoje, 10 de setembro, entre as 07:30 e as 20:00 horas.

A carreira 10B tem início no Campo das Cebolas e segue via a R. Alfândega, R. Madalena, Lg. Madalena, R. Santo António da Sé, Lg. Santo António da Sé, Lg. Sé, R. Augusto Rosa, Lg. São Martinho, R. Limoeiro, Lg. Santa Luzia, Lg. Portas Sol, R. São Tomé, Tv. Açougue, Cç. Graça, Lg. Graça, R. Voz do Operário, R. São Vicente, Arco Grande de Cima, Campo de Sta. Clara, Cç. Cascão, R. Remédios. Lg. Chafariz de Dentro, R. Jardim do Tabaco, R. Terreiro do Trigo, Lg. Terreiro do Trigo, R. Cais Santarém e Campo das Cebolas onde faz terminal.

Esta nova Carreira de Bairro cruza com outras linhas da CARRIS: 12E, 13B, 28E, 206, 210, 711, 712, 728, 734, 735, 737, 759, 781, 782, 794 e 797.

Todos os títulos de transporte da rede urbana da CARRIS são válidos, assim como o passe exclusivo “CARREIRAS DE BAIRRO” (10€ por 30 dias).

Noticia em desenvolvimento:

A estação Arroios (linha Verde) do Metropolitano de Lisboa reabriu totalmente remodelada, agora com capacidade para receber comboios de seis carruagens e dotada de elevadores que lhe conferem acessibilidade plena.

 

Quer comentar a notícia que leu?