MUSEU DO FADO INAUGURA OFICINA DA GUITARRA

0
O Museu do Fado inaugurou a Oficina de Guitarra, que presta homenagem a duas principais escolas tradicionais de construção da guitarra portuguesa.O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, presidiu, terça-feira, à cerimónia de inauguração da Oficina de Construção de Guitarra do Museu do Fado, que presta homenagem às duas grandes escolas tradicionais na arte de construção da Guitarra Portuguesa: a de Gilberto Grácio e a de Óscar Cardoso.

No decorrer da cerimónia, que contou com a atuações de duas orquestra de guitarra, constituídas por 50 músicos e dirigidos por Pedro Castro e Paulo Soares, a diretora do Museu do Fado, Sara Pereira, destacou a importância que esta oficina poderá vir a ter na manutenção «de um oficio dos mais tradicionais na nossa cultura», relembrando que a Oficina da Guitarra é uma das herdeiras das tradições de construção da guitarra portuguesa «lançadas» pelos guitarreiros Gilberto Gracio e Óscar Cardoso.

Por seu turno, Fernando Medina, que desafiou as duas orquestras a «reproduzir este grupo de músicos num outro espaço de modo a ser gravado para memória futura, salientou que «este projecto é a pedra final da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade».

Esta oficina – segundo Fernando Medina –  é «uma forma de mostrarmos a todos esta arte da construção do instrumento, da guitarra portuguesa, tão rico e valorizado no fado e que ganha uma oficina, um espaço vivo e que mostra o que é a obra dos artistas, dos mestres artesãos da guitarra portuguesa que vão trabalhar e mostrar como isso é feito e isso é muito rico para o país».

Do ponto de vista do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, este espaço  permite homenagear «todos aqueles que, por detrás do palco, fazem com que o fado seja hoje uma das manifestações artísticas mais fortes da cultura contemporânea portuguesa, pelas voz das novas gerações sejam masculinas ou femininas que têm ao seu lado os guitarristas, mas têm atrás de si aqueles que fazem os instrumentos e que não são vistos todos os dias».

Nesta oficina haverá espaços de construção, projecção de filmes, postos de consulta sobre guitarreiros e guitarristas, e ainda um espaço de venda de instrumentos e acessórios para a guitarra portuguesa.

No ano lectivo 2019/2020 inicia-se o Curso de Construção de Guitarra. Até lá, entre Maio e Setembro, a Oficina apresentará uma programação regular de ateliers e workshops em torno das diferentes etapas de construção de uma guitarra portuguesa.

O público pode visitar a oficina mediante marcação prévia, através dos contactos do Museu do Fado.

 

 

 

[siteorigin_widget class=”WP_Widget_Custom_HTML”][/siteorigin_widget]

Escreva aqui o seu comentário...