NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA PORTUGUESES CONVIDADOS A FECHAR TORNEIRAS

0

Amanhã, dia 22 de março, Dia Mundial da Água, durante uma hora, os portugueses devem fechar as torneiras para «demonstrarem» a necessidade do uso correto e eficiente da água, apela Águas do Tejo Atlântico, que programou uma série de iniciativas para celebrar o dia.

A Águas do Tejo Atlântico vai aderir à iniciativa H2Off da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e o do Grupo Águas de Portugal (AdP) que apela ao fecho da torneira durante 1 hora no dia 22 de março, às 22 horas. Intitulada a «Hora de Fechar a Torneira – H2Off», esta é uma ação de sensibilização que tem como objetivo impulsionar a mudança de comportamentos e apelar à consciência de cada um sobre o uso correto e eficiente da Água, para lembrar que a água é um bem precioso e finito.

Por outro lado, a Tejo Atlântico vai assinalar o Dia Mundial da Água, 22 de março, desenvolvendo um conjunto de iniciativa que tem como objetivo sensibilizar para a importância do uso eficiente da água, para o papel das Fábrica de Água na sustentabilidade dos recursos hídricos da região e o seu contributo na economia circular.

Assim, em parceria com o Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, a Águas do Tejo organizou um ciclo de conversas «A última gota», dia 22 de março, entre as 10 e as 13h, via streaming no Youtube, em que será apresentado o tema «Podemos Fabricar Água?».

Já em relação à iniciativa «hora de fechar a torneira – H2Off», que pretende promover a mudança de comportamentos, apelando à consciência sobre o uso correto e eficiente da Água, a Águas do Tejo conta com a participação das escolas do primeiro ciclo do município de Torres Vedras.

Mas, durante o dia 22 estão previstas várias ações com os municípios como são a campanha «O Mar começa aqui», envolvendo a população escola dos municípios de Cascais e Loures, abordando o tema «Para onde vai a água depois de utilizada?», envolvendo mais de 50 turmas.

No âmbito do Programa EcoEscolas da ABAE, nos dias 22 e 23 de março, no município da Lourinhã, a Tejo Atlântico irá realizar diversas ações de sensibilização por videoconferência para alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho, enquanto, em Óbidos, estará em destaque o projeto Peixes Nativos, com a inauguração dos painéis colocados junto aos rios Real e Arnóia.

Estas iniciativas fazem parte da estratégia da empresa e o seu compromisso com a economia circular, nomeadamente, reduzir, reciclar e reutilizar, poupando recursos finitos como é o caso da água e introduzindo nos novos ciclos produtivos, água reciclada, lamas com potencial orgânico ou biogás para a produção de energia verde.

O Dia Mundial da Água celebra-se dia 22 de março por declaração da Assembleia Geral da Organização em 1992.

Quer comentar a notícia que leu?