Entre os dias 2 a 4 de setembro, decorre a primeira edição do “Nobre Gosto”, evento dedicado aos vinhos doces e fortificados nacionais, no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras.
Nesta mostra gastronómica, vão estar presentes os Vinhos do Porto e da Madeira, assim como o Moscatel de Setúbal e o Moscatel do Douro, entre outros. O anfitrião é o Villa Oeiras, vinho produzido pela Câmara Municipal.
A iniciativa vai ter a sua abertura oficial às 18h00 de hoje, dia 2 de setembro, nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal, onde irá estar o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais. No fim de semana, as portas estão abertas das 16h00 às 22h00, sendo que a entrada é livre e o acesso às provas é realizado mediante a compra de um copo, no valor de 10 euros.
Esta primeira edição do “Nobre Gosto” é organizada pelo Município de Oeiras e pela revista “Grandes Escolhas”, e conta ainda com um conjunto de atividades, que inclui a exposição e prova de vinhos fortificados, ações de formação para profissionais, visitas de jornalistas e sommeliers internacionais, demonstrações culinárias, provas comentadas, debates e visitas guiadas à adega do vinho generoso Villa Oeiras.
No local, explica a autarquia em comunicado, estarão presentes diversos expositores das principais empresas produtoras de vinhos fortificados portugueses, contando ainda com bancas de prova. Além disso, haverá ainda gastronomia, com a presença de iguarias doces e salgadas que combinem e harmonizem com os vinhos fortificados, tais como doces regionais e ainda compotas, chocolates e patés.
No evento haverá também uma área para a realização de demonstrações culinárias, onde os chefs convidados vão preparar iguarias que combinem com os vinhos presentes no evento. Contudo, o “Nobre Gosto” vai contar ainda com uma zona dedicada a cocktails com vinhos fortificados, ‘sunset parties’ e animação de DJ.
Segundo a Câmara de Oeiras, esta iniciativa “pretende ser uma experiência memorável num cenário único, histórico e envolvente do vinho generoso Villa Oeiras”.