ODIVELAS: ABERTAS AS CANDIDATURAS PARA PRÉMIO DE ARQUITETURA

Candidaturas estão a decorrer até ao dia 31 de março.

A Câmara de Odivelas está a promover a oitava edição do seu Prémio de Arquitetura. Deste modo, as candidaturas estão a decorrer até ao dia 31 de março.

Ao mesmo tempo, este Prémio de Arquitetura é dirigido a arquitetos, e distingue edificações novas ou de reabilitação/recuperação. Por sua vez, estas devem privilegiar a qualidade arquitetónica e o enquadramento urbanístico do projeto.

Desta forma, é ainda importante a valorização e/ou salvaguarda do património arquitetónico e urbanístico do concelho, explica a Câmara de Odivelas em nota de imprensa.

Podem candidatar-se a este prémio de arquitetura os autores dos projetos de obras públicas ou privadas. Contudo, estas devem estar concluídas e com autorização de utilização emitida nos quatro anos anteriores à data limite para apresentação das candidaturas.

O regulamento e ficha de inscrição para estão disponíveis no site da Câmara de Odivelas. Esta iniciativa tem uma periodicidade bienal. O vencedor recebe um valor pecuniário de cinco mil euros.

Contudo, e para além da obra vencedora, a autarquia poderá ainda atribuir até três Menções Honrosas, as quais não recebem qualquer valor pecuniário. Ao mesmo tempo, Câmara Municipal de Odivelas entrega ainda ao autor do projeto premiado um diploma e uma placa identificativa a colocar na obra.

Deste modo, o Júri será constituído pelo Presidente da Câmara Municipal de Odivelas ou seu representante, que presidirá o júri e ainda um representante designado pela Assembleia Municipal de Odivelas. Ao mesmo tempo, contará ainda com dois Arquitetos: um designado pela autarquia e outro pela Ordem dos Arquitetos Portugueses.

Os critérios de avaliação serão a conceção construtiva e estética dos projetos. O objetivo é com eles representem um contributo para a valorização e/ou salvaguarda do património arquitetónico e urbanístico do concelho.


Em 2021, a vencedora foi a arquiteta Catarina Alves, com um projeto de reabilitação de edifício de habitação unifamiliar em Caneças. Por sua vez, o arquiteto Sérgio Miguel Godinho recebeu a Menção Honrosa, com o seu projeto de uma moradia em Famões.

Quer comentar a notícia que leu?