OEIRAS COMEMORA DIA DO MUNICÍPIO COM ENTREGA DE VIATURAS E INICIO DO NOVO FORUM MUNICPAL DE OEIRAS

0

Oeiras comemora amanhã 7 de junho o aniversário de elevação a concelho por carta régia de junho de 1759, devido à ação de Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro-ministro, 1.º Conde de Oeiras e 1.º Marquês de Pombal. E, por isso, nada melhor que a Casa da Pesca para receber as cerimónias oficiais.

Oeiras, elevada a vila por carta Régia de 1759 e a sede do concelho no mesmo ano, por decisão do Marquês de Pombal e primeiro Conde de Oeiras, Sebastião José de Carvalho e Melo, está a comemorar o seu 262º aniversário e, nada melhor que a Casa da Pesca, na Quinta do Marquês de Pombal (na zona da ex-estação agronómica nacional), para receber as cerimónias oficiais, que serão marcadas pela entrega de viaturas às sete associações de bombeiros do concelho e de um autocarro à União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (UFOPAC), pelo lançamento da primeira pedra do novo edifício Fórum Municipal de Oeiras, que será a sede da Câmara Municipal, e pela inauguração de um parque infantil e fitness, também na urbanização do Fórum, em Oeiras.

Assim, neste património nacional que está a ser reabilitado pela Câmara Municipal, com vista à sua preservação e usufruto pela população, o Dia do Município ficará também marcado pelo tradicional Hastear das Bandeiras, frente ao edifício dos Paços do Concelho, às 9H00, seguindo-se, às 9H30, uma Missa Solene na Igreja Matriz de Oeiras.

A Sessão Solene, com entrega de condecorações a cidadãos e instituições de reconhecido mérito terá lugar às 11H00, na Cascata do Taveira, que faz parte da Casa da Pesca. Katia Guerreiro (fadista), Paulo Rosado (CEO da Outsystems TagusPark) e Carolina João (desportista de Vela, do Sport Algés Dafundo, apurada para os Jogos Olímpicos) são algumas das pessoas que vão ser condecoradas pelo Município.

Segue-se a cerimónia de atribuição de viaturas às associações bombeiros do concelho, às 11H00, no mesmo local. Vão ser entregues 7 ambulâncias (1 por cada corporação), 1 viatura autoescada aos Bombeiros do Dafundo e várias viaturas de grande porte de combate a incêndios às associações de bombeiros do concelho de Oeiras, num investimento municipal global de 2.346.374 euros. Será também entregue um autocarro de 31 lugares, no valor de 166.026 euros, à UFOPAC.

Da parte da tarde, a celebração terá lugar na urbanização Fórum Oeiras onde, às 16H00, será inaugurado um espaço Fitness, zona de recreio e lazer inclusiva cuja criação incluiu a requalificação de espaços verdes envolventes, e será feito o lançamento da primeira pedra do Fórum Municipal de Oeiras, que será sede dos serviços municipais, constituído por um edifício para os escritórios e pisos em cave com 741 lugares de estacionamento para funcionários e público. Trata-se de um investimento de 47.700 mil euros.




Um comunicado da edilidade recorda que, durante quase 30 anos, o Município de Oeiras manifestou-se disponível para assumir a gestão dos terrenos da antiga Estação Agronómica Nacional, incluindo a Casa da Pesca. Só em outubro de 2019 foi celebrado o Auto de Cedência de utilização de parte da antiga Estação Agronómica Nacional, o qual permitiu, finalmente, avançar com o projeto de reabilitação, tendo em vista a sua preservação e a abertura ao seu usufruto pela população.  A recuperação deste conjunto monumental e intervenções no complexo, que beneficiarão também o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), consiste num investimento municipal de cerca de 10 milhões de euros. A conclusão da intervenção neste património será em 2023.

PROGRAMA:

09H00 | Hastear das Bandeiras, frente aos Paços do Concelho

09H30 | Missa Solene, Igreja Matriz de Oeiras

11H00 | Sessão Solene com entrega de condecorações a Cidadãos e Instituições de reconhecido Mérito, Cascata do Taveira, Quinta do Marquês de Pombal (ex-estação agronómica nacional), Oeiras

13H00 | Atribuição de viaturas às corporações de Bombeiros Voluntários do Concelho e à União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Quinta do Marquês de Pombal (ex-estação agronómica nacional), Oeiras

16H00 | Inauguração do Parque Fitness, Urbanização Fórum Oeiras, Rua Dr. José da Cunha

17H00 | Lançamento da 1ª pedra do novo edifício Fórum Municipal de Oeiras, Rua Dr. José da Cunha

Quer comentar a notícia que leu?