OEIRAS ENCERROU SEMANA DA PROTEÇÃO CIVIL COM CONDECORAÇÕES AOS BOMBEIROS

No último dia da Semana da Proteção Civil, que se concretizou este domingo, dia 21 de maio, a Câmara Municipal de Oeiras (CMO), entregou medalhas aos bombeiros que se destacaram pelos bons serviços prestados à comunidade. No seu discurso, Isaltino Morais sublinhou a importância destes profissionais, não só para o concelho, mas também para o país.

Desta forma, foram condecorados vários operacionais de todos os corpos de bombeiros do concelho de Oeiras. Para Isaltino Morais, estas medalhas são “uma forma de demonstrar o reconhecimento dos cidadãos pelos Bombeiros”. Por outro lado, são também uma forma de “expressar o reconhecimento pelo trabalho, dedicação e sacrifício destes profissionais em prol do país”.

Segundo o autarca, a CMO reconhece também “o potencial da intervenção dos nossos bombeiros”. Por isso, é preciso pôr à disposição os recursos necessários para melhorar o socorro. Neste sentido, Isaltino Morais falou da importância em se continuar a investir na tecnologia e em materiais que vão ao encontro desse objetivo.

Ao mesmo tempo, o presidente da CMO salientou também o empenho da autarquia na “melhoria dos recursos e capacidade dos bombeiros”. Aqui, deu como exemplo as bolsas de estudo atribuídas pelo munícipio. Estas permitem a estes operacionais aprofundarem os seus conhecimentos na área da Proteção Civil.

Até ao momento, sublinhou Isaltino Morais, já foram atribuídas mais de 40 bolsas aos profissionais que demonstraram essa vontade. “Este esforço da Câmara de Oeiras vai fazer com que, daqui a cerca de dois anos, haja um grande número de licenciados em Proteção Civil aqui no concelho”, frisou o autarca.

Apostar cada vez mais nos Bombeiros

No entanto, Isaltino Morais falou ainda da aposta da CMO na modernização e requalificação dos quartéis de bombeiros do concelho. Até ao momento, já foram requalificados cinco. Para junho, será inaugurado o novo quartel de Oeiras, que terá o dobro da área do antigo quartel.

“Só falta os de Barcarena e Linda-a-Pastora”, reforçou o presidente. “Tudo faremos para melhorar as condições dos nossos bombeiros”, acrescentou. Contudo, Isaltino Morais lembrou também que a Proteção Civil não se refere apenas aos bombeiros, pois engloba também outras forças, como por exemplo a Polícia.

Aqui, Isaltino Morais recordou que já foram feitos outros investimentos, como por exemplo a nova esquadra em Carnaxide e em novos equipamentos tecnológicos. Para breve, está prevista a construção de habitações para polícias, a que se juntam às casas de renda acessível que estão a ser feitas em Oeiras.


Estas serão “também destinadas a bombeiros e a polícias”, reforçou o presidente da CMO. Por fim, o autarca expressou o seu reconhecimento a todos os profissionais, incluindo “Associações de Bombeiros, Comandantes”, entre outros, acrescentando que “os nossos bombeiros estão bem preparados. Graças a eles, temos razões para dormirmos descansados”.

Isaltino Morais condecorado pela Liga dos Bombeiros

No entanto, e após a entrega das medalhas municipais de Bons Serviços aos operacionais que se destacaram, o presidente da Câmara de Oeiras foi reconhecido pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) por todo “o seu empenho com os bombeiros”, conforme sublinhou o comandante da corporação de Barcarena, Carlos Gomes.

Esta distinção foi pedida à Liga dos Bombeiros por todas as sete corporações do concelho. Na base do pedido está o facto de que Isaltino Morais permitiu “um crescimento” das mesmas nos últimos anos, conforme concluiu o comandante.

Por sua vez, Carlos Jaime, comandante dos Bombeiros do Dafundo, e também vice-presidente do Conselho Executivo da LBP, referiu-se a Isaltino Morais como “um exemplo para todos os autarcas”. Na sua perspectiva, ele “faz tudo pelos bombeiros, e faz deles uma referência nacional”. Por isso, Carlos Jaime considera que o edil oeirense merece “um colar de honra” por todo este trabalho.

O comandante dos Bombeiros do Dafundo concluiu o seu discurso deixando ainda uma palavra de agradecimento à vereadora Joana Baptista, responsável pelo pelouro da Proteção Civil, por todo o trabalho nesta área.

Desfile de meios pela Avenida Marginal

Após as condecorações, houve ainda um desfile de meios e corporações do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Oeiras, pela Avenida Marginal. Este estava incluído na Semana da Proteção Civil, promovida pela autarquia, e que começou na passada segunda-feira, dia 15 de maio.

Por fim, esta Semana da Proteção Civil incluiu ainda outras iniciativas, entre as quais um simulacro, realizado este sábado na Marina de Oeiras.

Quer comentar a notícia que leu?