OEIRAS IMPLEMENTA PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INOVADORES

0

Oeiras celebrou um Protocolo para implementação de programas de educação inovadores no concelho. Através deste acordo foram definidos os termos e condições desta parceria, que implementará neste concelho dois programas desenvolvidos pela Iniciativa Educação.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, e o presidente da Iniciativa Educação (Stichting Arica Foundation for Education), o ex-ministro Nuno Crato, assinaram, no auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Carnaxide, um protocolo para a implementação de programas para a educação no Município de Oeiras, cujas matérias contempladas são de extrema relevância para a integração dos jovens na escola, na vida profissional e, em geral, na sociedade.

Através deste acordo ficarão definidos os termos e condições desta parceria, que implementará neste concelho dois programas desenvolvidos pela Iniciativa Educação, nomeadamente o Programa “A a Z – Ler melhor, saber mais” e o Programa “Ser Pro”.

Como salientou o ex-ministro Nuno Grato, estes programas pretendem ajudar as coisas a acontecer, ajudando as crianças a desenvolverem as suas capacidades de leitura, combatendo problemas como a iliteracia ou o abandono escolar e, como revelou Nuno Grato, intervir junto dos alunos do primeiro ciclo e dos cursos profissionais

Já o vice-presidente da Câmara de Oeiras, após salientar o «importante papel» dos professores na formação dos futuros cidadãos, lembrando que eles mudam a vida de «todos nós». No fundo, como salientou Francisco Gonçalves, a implementação deste programa vai contribuir para que se cumpra um dos objetivos do atual executivo municipal: ter os melhores alunos do país.

O Programa “A a Z – Ler melhor, saber mais” pretende, em particular, colmatar e ultrapassar falhas na aprendizagem inicial da leitura e escrita, evitando a desmotivação dos alunos e o seu distanciamento progressivo face aos pares. Enquanto, o Programa “Ser Pro” pretende contribuir para a melhoria da qualidade da educação, formação e qualificação dos jovens. Este programa destina-se aos estudantes que querem concluir o ensino secundário, frequentando cursos de dupla certificação (escolar e profissional), com uma formação prática e uma qualificação profissional. Este programa pretende ajudar a criar maior proximidade entre a vida na escola e a vida na empresa, de modo que possa ser oferecido um percurso educativo enquadrado nas vias legalmente instituídas, mas mais próximo dos objetivos de muitos alunos, facilitando a sua transição para a vida ativa com qualificações adequadas que lhes permitam encontrar emprego ou prosseguir os seus estudos com uma maior confiança.




A Iniciativa Educação é um projeto da família Soares dos Santos que pretende apoiar a educação em Portugal. «Um projeto de intervenção com questões do presente e do futuro», assim o definiu Inês Soares dos Santos, uma das líderes da equipa. A filha de Teresa e Alexandre Soares dos Santos disse que este é um projeto «de longo prazo para a sociedade portuguesa e para a educação».

O antigo ministro da Educação, Nuno Crato, foi escolhido para liderar esta iniciativa.

Quer comentar a notícia que leu?