OEIRAS RECEBE O PAPA E PREPARA-SE PARA EVENTUAIS CHEIAS

A edição impressa do Olhar Oeiras, que já se encontra disponível para download, apresenta uma “oferta noticiosa diferenciada” para um “público diversificado”. A deslocação do Papa a Algés, uma entrevista à vereadora Ana Laborinho, o projeto “Portas de Algés” e as medidas anti-cheias que estão a ser implementadas, são alguns dos temas da edição de Olhar Oeiras.

O município de Oeiras vai alojar 30.000 jovens durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Ao mesmo tempo, prevê um investimento global no evento de dois milhões de euros. Por isso, a Câmara Municipal de Oeiras, liderada por Isaltino Morais, refere que está “fortemente empenhada em proporcionar uma estadia segura e confortável a todos quantos visitem o concelho durante” o período da JMJ.

Entre 31 de julho e 6 de agosto, os jovens vão ficar alojados maioritariamente em escolas, coletividades e instalações desportivas. Ao mesmo tempo, de acordo com a autarquia, “aproximadamente 2.000 ficarão em famílias de acolhimento”. Esta é um das notícias da edição impressa de Olhar Oeiras, que já se encontra disponível para download. Ainda neste número, a vereadora socialista Ana Laborinho reafirma o seu empenhamento no combate às alterações climáticas.

Causas de futuro

A vereadora Ana Laborinho pretende defender aquilo que são as “grandes causas de futuro, as agendas que vão ter que nos mobilizar a todos, como as alterações climáticas ou a igualdade de género”. Para a vereadora socialista, “é muito positivo lutarmos por estas causas, que são novas e inovadoras na Câmara de Oeiras”.

Por outro lado, Oeiras com menos carros e mais pessoas nas “Portas de Algés” é um dos objetivos do projeto de requalificação da Avenida dos Bombeiros Voluntários e da baixa de Algés. Neste sentido, a autarquia já ouviu a população e vai avançar com ‘Portas de Algés’.

Desta forma, é com esta “marca” que a Câmara de Oeiras se lança num ambicioso desafio de repensar uma das entradas do concelho e sobretudo a Avenida dos Bombeiros Voluntários, entre Miraflores e Algés. Ainda em Algés, o presidente da autarquia assistiu aos testes das comportas anti-cheias que vão ser implementadas nas zonas de risco de inundações.

Casas para policias

Contudo, a construção de 60 casas para alojar polícias em Oeiras é um outro tema abordado nesta edição. Neste sentido, o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Câmara Municipal de Oeiras assinaram um memorando de entendimento para cedência de um terreno na zona da Outurela, em Carnaxide, para construção de alojamento para agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), com atribuição preferencial para os que exercem funções na Divisão Policial de Oeiras.

A mudança dos diferentes serviços da autarquia para um só edifício, o Fórum Municipal, é também motivo de reportagem do Olhar de Oeiras. Recorde-se que o Fórum Municipal de Oeiras, deverá ser inaugurado em 2024 e terá 20 pisos, três dos quais serão subterrâneos e servirão como parques de estacionamento. Ao mesmo tempo, vai juntar cerca de 1.000 funcionários e colaboradores de vários serviços camarários.


Por fim, as atuais instalações municipais vão ser vendidas, remodeladas para habitação jovem ou terão novos usos. O Palácio do Marquês de Pombal irá tornar-se num centro cultural.

Descarregue e leia a edição impressa OLHAR OEIRAS nº 7 - JULHO 2023 no seu computador ou equipamento móvel

1 COMENTÁRIO

  1. Para quando uma obra de real valor para os municipes de Linda-a-Velha deve ser a freguesia mais abandonada pela C.M .Oeiras muitas promessa feitas mas obras Zero

Quer comentar a notícia que leu?