PASSEIO VITORINO NEMÉSIO MAIS CONFORTÁVEL E SEGURO

0

Desde anteontem , sábado, já se pode circular, com toda a segurança e conforto, no Passeio Vitorino Nemésio, na Quinta das Palmeiras. O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou as obras de requalificação do Passeio de homenagem ao nome do eterno poeta, ficcionista, ensaísta, cronista e crítico literário português, nascido nos Açores.

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado pela presidente da União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, Maria Madalena Silva Castro, visitou e inaugurou as obras de requalificação do Passeio Vitorino Nemésio, na Quinta das Palmeiras, que vão permitir a circulação com mais conforto e segurança.

Esta intervenção, realizada entre fevereiro e julho de 2021, insere-se, conforme explicou Isaltino Morais, na estratégia definida pela autarquia de criação «de mais conforto urbano», que passa pela requalificação do espaço público ao nível dos pavimentos, equipamentos e espaços verdes, criando uma imagem urbana mais atual, fomentado o conforto e segurança da circulação pedonal, potenciando, desta forma, uma ainda mais aprazível vivência local da zona da Quinta das Palmeiras.

Esta requalificação, que implicou um investimento superior a 155 mil euros, incluiu a substituição parcial da calçada por lajetas de betão, definindo uma alameda central e criando corredores de circulação pedonais confortáveis, tendo sido, igualmente, melhoradas as acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente junto às zonas de comércio.

Ao nível dos espaços verdes foram significativamente reforçadas as plantações nos canteiros existentes (com a introdução de Olaias, Árvores de fogo e Oliveiras), para além de ter sido criada uma cortina arbórea delimitando a zona de estacionamento adjacente ao Passeio. Por outro lado, foram substituídas as delimitações dos diversos canteiros, enobrecendo o espaço pela escolha dos materiais usados (revestimento a tijolo tradicional). Foi ainda revista e prolongada a rede de rega.

Por último, foram recuperados os equipamentos urbanos (bancos, papeleiras, bebedouro, muretes e corrimãos) e melhorada a iluminação pública, através da integral substituição dos equipamentos.





Isaltino Morais recordou que, esta é a segunda intervenção realizada neste espaço em 25 anos. «Quando apareceu a praga do escaravelho fomos obrigados a cortar as palmeiras, deixando apenas uma. No entanto, como essa árvore é “a imagem de marca” do bairro, decidimos plantar mais uma. Assim, tentamos manter uma espécie que deu nome ao bairro», salientou o autarca.

Por seu turno, a presidente da União de Freguesias, Madalena Castro, após salientar «o tão agradável que se tornou esta zona pedonal», revelou que, em colaboração com a Câmara de Oeiras, vai ser requalificada a escola da Quinta das Palmeiras, o que vai ter um impacto positivo na comunidade escolar.

Por outro lado, Madalena Castro considerou que «estas obras de requalificação do espaço público, com uma incidência especial na requalificação dos jardins e na recuperação do património histórico, que agora passou para a responsabilidade da Câmara, vai permitir «a Oeiras tornar-se um território mais apelativo para o turismo».

Vitorino Nemésio

Este Passeio, agora requalificado, pretende ser uma homenagem de Oeiras ao poeta, ficcionista, ensaísta, cronista e crítico literário português, Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva, que nasceu a 19 de dezembro de 1901, na Ilha Terceira, nos Açores, e faleceu a 20 de fevereiro de 1978, em Lisboa.

De entre as suas obras, são de destacar Festa Redonda (1950), Nem Toda a Noite a Vida (1952), O Pão e a Culpa (1955), O Verbo e a Morte (1959), O Cavalo Encantado (1963), Canto da Véspera (1966), e ainda o romance Mau Tempo no Canal (1944), que serviu de base para uma série realizada para a RTP Açores, por José Medeiros, apresentada, posteriormente, noutros canais.

Em 1966, Vitorino Nemésio recebeu o Prémio Nacional de Literatura.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here