QUINA BARREIROS SUBSTITUI RUTH MARLENE NAS FESTAS DE N.S. DA ROCHA

Milhares de oeirenses deslocaram-se ontem, a Linda-a-Pastora, ao Santuário de N. S. da Rocha para ouvirem o cantor setubalense Toy. O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado pelo seu vice-presidente, Francisco Rocha Gonçalves, e pelos vereadores Pedro Patacho e Nuno Neto e, também, pelo presidente da União de freguesias de Carnaxide e Queijas, Inigo Pereira marcaram presença no primeiro dia de Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha.

A cantora Quina Barreiros vai substituir Ruth Marlene no espetáculo agendado para hoje, 21 de maio, às 21h30, nas Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, em Carnaxide. «Por motivos de saúde, Ruth Marlene viu-se forçada a cancelar a sua participação», informa um comunicado da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.

Oriunda do norte do país, a cantora Quina Barreiros e o seu acordeão vão animar, assim, o recinto das festas com temas de sucesso como “Eu nunca ralho com ele” ou “Ele tem jeito para a coisa”.

As Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha estão, desde ontem e até ao próximo dia 29 de maio, de regresso a Linda-a-Pastora, após dois anos de interrupção devido à pandemia. No primeiro dia de festas, inauguradas pelo presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, que se encontrava acompanhado pelo seu vice-presidente, Francisco Rocha Gonçalves, e pelos vereadores Pedro Patacho e Nuno Neto e pelo presidente da União de Freguesias, Inigo Pereira, o cantor Toy «fez as honras» das festas, segue-se hoje a cantora Quina Barreiros. Iran Costa, a 27 de maio, e Maxi, no dia 28, são os outros convidados entre os artistas principais das festas.

Do programa de animação, destaque ainda para a participação de associações e coletividades da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, tal como tem sido tradição desde a revitalização destas festividades em 2015. É o caso do Grupo Coral e Musical “Lupeca”, do Estúdio de Dança de Carnaxide, do Clube de Carnaxide Cultura e Desporto, da orquestra dos Bombeiros de Linda-a-Pastora, dos “Traquinas” do Centro Social e Paroquial de Carnaxide ou dos grupos musicais da Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas.

No último dia das festas irá decorrer um festival de folclore, com a participação de ranchos e grupo folclóricos oriundos de vários pontos do país.


Em simultâneo, irá decorrer o programa religioso, com destaque para a missa em honra de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, que vai ser celebrada pelo Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente, e para a procissão. Ambos os eventos se realizam no dia 29 de maio.

Este ano as festas revestem-se de particular importância, uma vez que se assinalam precisamente 200 anos do aparecimento numa gruta (1822), perto do Casal da Rocha, de uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição.

As festas tornaram-se um marco em Oeiras a partir do momento em que é inaugurado (setembro de 1893) o santuário da Rocha, e foram, durante muitas décadas, as maiores festividades do concelho.

As Festas de Nossa Senhora da Conceição da Rocha são uma organização da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, em parceria com a Irmandade da Senhora da Rocha, que é responsável pelo programa religioso. O evento conta com o apoio do Município de Oeiras.

Descarregue e OLHAR OEIRAS - EDIÇÃO MAIO e OLHARES DE CARNAXIDE E QUEIJAS - ABRIL no seu computador ou equipamento móvel

Quer comentar a notícia que leu?