RESTRIÇÕES NA RECOLHA DE LIXOS EM 7 CONCELHOS DA AML

0

Nesta época do ano, muitos serviços municipais de recolha e limpeza de resíduos sólidos têm os horários reajustados, alterados e nalguns casos, mesmo, limitados, para que os trabalhadores da recolha e limpeza possam passar uma parte do Natal com as suas famílias. É o caso dos municípios da Amadora, Almada, Cascais, Loures, Lisboa, Oeiras e Odivelas.

No Natal e Ano Novo existem restrições na recolha de resíduos. As Câmaras Municipais dão «uma folga» aos homens e mulheres dos serviços de higiene urbana, para que possam a consoada e a passagem de ano em família.

São várias as autarquias da Área Metropolitana de Lisboa que procedem a reajustamentos dos horários dos serviços de recolha e limpeza de resíduos sólidos.

Almada

A recolha de resíduos urbanos vai estar condicionada no concelho de Almada, nas noites de 24 para 25 de dezembro e de 31 de dezembro para 1 de janeiro.

A Câmara Municipal de Almada agradece a compreensão e colaboração de toda a população porque a limpeza do espaço público depende de todos.


Amadora

Já a Câmara Municipal da Amadora informa que nos dias de Natal e de Ano Novo, não se realizará recolha de resíduos. Este serviço será retomado na noite de dia 25 para 26 de dezembro e de 01 para 02 de janeiro, respetivamente.

Por isso, a autarquia apela aos munícipes para que depositem os resíduos valorizáveis (cartão, vidro e embalagens), devidamente acondicionados, no interior dos ecopontos e que mantenham os resíduos nos locais de produção sempre que os contentores existentes na via pública se encontrem com a sua capacidade esgotada.

Cascais

De modo a garantir a limpeza das ruas do concelho durante o período de Natal e Ano Novo, a Câmara Municipal de Cascais promove mais uma vez a Operação Natal, adaptando os serviços de recolha às necessidades extraordinárias da época.

Segundo a autarquia, os horários das recolhas nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro, para a Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Recolha Seletiva: Dia 24 (segunda-feira) RSU Manhã – Início às 04h00; RSU Noite – Início às 13h00; Seletiva Manhã – Início às 05h30; e Seletiva Tarde – Início às 12h00

Dia 25 (Terça-feira) RSU Manhã – Início às 04h00; RSU Noite – Início às 20h00; e Seletiva Manhã – Início às 04h00 (Planeamento Embalagem)

Dia 31 (Segunda-feira) RSU Manhã – Início às 04h00; RSU Noite – Início às 13h00; Seletiva Manhã – Início às 05h30; e Seletiva Tarde – Início às 12h00

Dia 01 (Terça-feira) RSU Manhã – Início às 04h00; RSU Noite – Início às 20h00; Seletiva Manhã – Início às 4h00 (Planeamento Embalagem)

Lisboa

Foi esta quarta-feira divulgado pela Câmara Municipal de Lisboa que a autarquia não vai proceder à recolha do lixo nos dias 24 e 25 de dezembro.

«Nos dias 24 e 25 de dezembro não haverá recolha de lixo em Lisboa. A Câmara Municipal de Lisboa apela a que o lixo seja depositado no modo e locais habituais, apenas na noite do dia 26, altura em que será retomado o serviço. Não abandone o lixo na rua, ajude-nos a manter a cidade limpa», lê-se no comunicado da autarquia.

Oeiras

Por seu turno, o Município de Oeiras informa que haverá restrições na recolha de resíduos nesta época festiva, não havendo recolha de resíduos nos seguintes períodos: Entre as 17h de 24 de dezembro e as 23h de 25 de dezembro; e entre as 17h de 31 de dezembro e as 23h de 1 de janeiro

A autarquia apela à colaboração dos munícipes para a manutenção da higiene do espaço público, evitando a deposição de lixo sempre que se verifique que os contentores estejam cheios

Odivelas e Loures

Nos concelhos de Odivelas e Loures, segundo informa o SIMAR, nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiros não haverá recolha de resíduos urbanos. Por isso, o Serviço Intermunicipal de águas e Resíduos, apela à compreensão dos habitantes desses dois concelhos para a utilização correta dos ecopontos e contentores.

Durante esses dois dias, o SIMAR pede que se evite a deposição na via pública de monos e objetos volumosos para evitar a acumulação na rua de «lixo».

Quer comentar a notícia que leu?