Sintra vai apoiar projetos educativos

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) vai atribuir apoios para desenvolvimento de projetos educativo nos Agrupamentos de Escolas do concelho, através de um apoio financeiro de 354 mil euros.

A Câmara Municipal de Sintra (CMS) aprovou, recentemente, em reunião do executivo, a atribuição de um apoio financeiro aos Agrupamentos de Escolas da Rede Pública de Sintra, no valor de 354 mil euros. Esta verba destina-se ao desenvolvimento dos planos anuais de atividades, de projetos no âmbito da educação inclusiva e oferta formativa para o ano letivo de 2024/2025.

Segundo o presidente da CMS, Basílio Horta, este investimento “representa, em conjunto com tantos outros, uma aposta na qualidade do ensino”, salientando que “é nas escolas que começamos a construir o futuro do território”. Por outro lado, em relação ao desenvolvimento dos planos anuais de atividades dos agrupamentos escolares, entre os meses de setembro e dezembro de 2024, a autarquia irá atribuír um apoio financeiro no valor de 140 mil euros para a aquisição de equipamentos, material didático, entre outros.

Autarquia aprovou o PAQUE

Já para o desenvolvimento de projetos no âmbito da educação inclusiva, o montante aprovado no valor de 108 mil euros, enquadra-se na Medida 3 do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas (PAQUE), relativo ao apoio às práticas educativas com carácter inovador. No ano letivo 2024/2025, este programa do Município de Sintra recebeu 47 candidaturas, de 18 Agrupamento de Escolas, que pretendem garantir e diversificar o trabalho desenvolvido no apoio aos alunos com necessidades de saúde especiais.

O PAQUE destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos pedagógicos da rede escolar pública, desde que sejam inovadores, que promovam as boas práticas educativas, que impulsionem novas dinâmicas nas escolas, que sejam expoentes de qualidade e exemplos a seguir por outros estabelecimentos de ensino. Na mesma reunião do executivo da CMS, foi também aprovada a atribuição de apoio financeiro, no valor de 105 mil euros, destinado à diversificação de oferta formativa para o ano letivo de 2024/2025 para alunos do ensino básico, secundário e cursos profissionais.

Quer comentar a notícia que leu?