Sociedade Cultural Desportiva e Recreativa ‘Os Amigos do Freixial’ celebrou 79 anos

A Sociedade Cultural Desportiva e Recreativa, sediada em Bucelas, concelho de Loures, comemorou no passado dia 7 de abril o seu 79.º aniversário, com um almoço convívio na sua sede, localizada na antiga escola primária do Freixial.

Cerca de uma centena de pessoas, entre os quais dirigentes, sócios e amigos da Sociedade Cultural e Recreativa ‘Os Amigos do Freixial’, sediada em Bucelas, reuniram-se, no passado dia 7 de abril, num almoço convívio que teve como objetivo assinalar os 79 anos desta coletividade, reativada em 2022, após quase 15 anos de inatividade. Conforme explicou ao Olhar Loures o presidente dos ‘Amigos do Freixial’, José Machado, esta associação “foi formada em 1945, por um grupo de pessoas que já faleceu e deu o nome de Sociedade de Beneficência dos Amigos do Freixial”.

Esta coletividade mudou para a designação atual na década de 60, e durante vários anos, promoveu atividades como “ténis de mesa, atletismo, teatro, exposições de fotografia, ciclismo”, entre outras. Atualmente, promove o convívio na comunidade do Freixial, sendo a única coletividade daquela localidade. Nos finais da década de 70 e inícios da década de 80, esta coletividade teve ainda um papel fundamental na construção dos tanques, casas-de-banhos, parque infantil e coreto da localidade. Igualmente, e a par com as restantes associações da freguesia, participam todos os anos na Festa do Vinho e das Vindimas, em outubro.

Contudo, atuam ainda como ponte entre a comunidade do Freixial e a Junta de Freguesia de Bucelas, a quem reportam algumas necessidades da localidade. ‘Os Amigos do Freixial’ têm 13 pessoas nos corpos sociais e cerca de 200 sócios, revela ainda José Machado. Para o futuro, esta coletividade espera ainda apostar em aulas de inglês, em passeios com a comunidade, e ainda na realização de torneios de futebol, para além de continuar a participar nos eventos locais da freguesia.

Ricardo Leão comprometeu-se a apoiar coletividade com verba de 17 mil euros  para obras na sede

Neste almoço convívio, para além da direção dos ‘Amigos do Freixial’, marcaram presença, o presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos, e ainda o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, que fizeram umas breves intervenções após o almoço. Nesta iniciativa, também esteve presente o presidente da Assembleia de Freguesia de Bucelas, António Marcelino. O presidente desta associação começou o seu discurso a agradecer a presença de todos naquele espaço, lembrando que “o pontapé de saída para isto que estamos aqui a fazer hoje”, tinha sido dado numa Festa do Freixial, quando Ricardo Leão lhe disse “avancem com isso para a frente que a Câmara está cá para vos ajudar”.

Já o autarca de Loures recordou este momento e o compromisso deixado aos munícipes do Freixial, ou seja, “resolver a questão legal da cedência deste espaço e atribuir uma verba de cerca de 17 mil euros para a realização das obras necessárias”, salientando que não se trata de “um favor, mas de uma obrigação”, do poder político, neste caso das autarquias locais “apoiarem aqueles que trabalham em prol de uma causa comum, e que muitas vezes substituem o papel do poder político e público”. Leão aproveitou a mesma intervenção para agradecer aos dirigentes desta coletividade e a também a todos os dirigentes associativos do concelho.

Na sua opinião, eles “tiram tempo da sua vida pessoal e familiar para se dedicarem a esta causa de forma abnegada”, e aproveitou ainda para lembrar que “Loures é dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa que vai mantendo um movimento associativo ativo e dinâmico”.

Associação retomou atividade em 2022

Por fim, Hélio Santos salientou ainda “o prazer ter mais uma coletividade rejuvenescida na freguesia”, conhecida pela sua dinâmica associativa, a que agora se juntam “Os Amigos do Freixial”. Esta coletividade esteve suspensa entre 2008 e 2022, tendo sido retomada há dois anos para promover o convívio na localidade do Freixial, conhecida pelas suas características rurais.

Quer comentar a notícia que leu?