VÁ PASSEAR POR MONSANTO COM A NOVA CARREIRA 98D

0

Um miniautocarro elétrico começou a circular, aos fins de semana, no Parque Florestal de Monsanto. Assim, deste sábado, a 98D «andou» entre Alcântara Mar/Circulação pela Tapada da Ajuda. Entretanto, na freguesia de Arroios, começou a circular a 23ª linha da rede Carreiras de Bairro.

A 98D é uma nova carreira especial da Carris, que funciona aos fins-de-semana e feriados, criando uma alternativa ao transporte individual, nas atividades lúdicas no Parque Florestal de Monsanto.

Segundo um comunicado da Carris, esta nova carreira vai permitir «às famílias visitarem lugares como o Anfiteatro Keil do Amaral ou o Parque Infantil do Alvito, utilizando os transportes públicos amigos do ambiente. Isto porque a viatura que vai circular na 98D é um dos três novos autocarros mini elétricos, da Karsan Jest Electric, que estão a ser testados pela transportadora municipal durante os próximos meses.

A nova linha vai circular pela Rua de Cascais (Alcântara-Mar) e segue pela Rua Fradesso Silveira, Largo Calvário, R. Leão Oliveira, Cç. Tapada, Av. Universidade Técnica, Estrada Marcos, Estrada Penedo, Cruz Oliveiras, Estrada Alvito, R. Prof. Vieira Natividade, Cç. Tapada, R. Leão Oliveira, Largo Calvário, R. Fradesso Silveira, Av. 24 de Julho, Av. Índia, terminando novamente na R. Cascais.

A Carris explica que são aceites todos os títulos de transporte atualmente utilizados na CARRIS, com exceção do título especial válido apenas nas Carreiras de Bairro. A 98D vai funcionar entre as 8:00 e as 20:00 aos sábados, domingos e feriados, com uma frequência média de 60 minutos.

Desde 30 de Agosto, que os três miniautocarros elétricos circulam nas ruas de Lisboa, como parte de um projeto-piloto, que procura avaliar, em condições de circulação reais, as características destas viaturas, perceber as suas restrições operacionais e ganhar conhecimentos que possam ser um bom contributo para os processos futuros de aquisição de frota da CARRIS. Os veículos têm uma capacidade de 19 passageiros e estão a circular também nas carreiras 22B, 734 e no percurso do elétrico 28E, entre a Praça Luís de Camões e Sapadores.

Este projecto, afiança a transportadora, «é mais um passo no compromisso da CARRIS de apostar na transformação tecnológica da sua frota, para que todos os seus veículos permitam zero emissões locais até 2040».

Nova Carreira de Bairro em Arroios

Por outro lado, começou hoje a circular, na freguesia de Arroios, a 23ª linha da rede Carreiras de Bairro, que apresenta a designação 17B ALAMEDA D. A. HENRIQUES / CIRCULAÇÃO DESTERRO e funciona nos dias úteis, entre as 07:30 e as 20:30 horas, com intervalo médio de 25 minutos, e aos fins-de-semana e feriados entre as 07:40 e as 20:25, com intervalo médio de 45 minutos.

A carreira 17B tem início na Alameda D. Afonso Henriques (sentido descendente) e segue pela Rua Actor Isidoro, Alameda D. A. Henriques (sentido ascendente), Av. Manuel da Maia, R. Ponta Delgada, Pç. Ilha do Faial, R. D. Estefânia, R. Almirante Barroso, Pç. José Fontana, R. Gomes Freire, Campo Mártires da Pátria, Lg. Mitelo, Lg. Mastro, R. Conselheiro Arantes Pedroso, R. São Lázaro, Cç. Desterro, R. Palma, Av. Almirante Reis, R. Maria Andrade, R. Maria da Fonte, R. Forno do Tijolo, R.Timor, R. Cabo Verde, Pç. Novas Nações, R. Moçambique, R. Angola, R. Febo Moniz, Lg. Santa Bárbara, R. Jacinta Marto, R. Passos Manuel, R. Pascoal de Melo, Av. Almirante Reis e Alameda D. A. Henriques onde faz terminal.

Esta nova Carreira de Bairro cruza com outras linhas da Carris: 206, 208, 706, 708, 712, 716, 718, 720, 723, 726, 730, 734, 735, 736, 753, 760, 767, 774, 797, 13B e 28E.

Todos os títulos de transporte da rede urbana da CARRIS são válidos, assim como o passe exclusivo “CARREIRAS DEBAIRRO” (10 euros por 30 dias).

Quer comentar a notícia que leu?