Já estão encontrados os 12 finalistas da 14ª edição do concurso gastronómico ‘O Melhor Pastel de Nata’. O vencedor será conhecido a 25 de setembro, durante o Congresso dos Cozinheiros, que se realiza em Oeiras.
No total, o concurso ‘O Melhor Pastel de Nata’ contou com 40 inscrições e dirigia-se a todos os estabelecimentos com fabrico próprio na Área Metropolitana de Lisboa (AML). As provas de apuramento aconteceram entre os dias 5 a 8 de setembro, na Manja Marvila, em Lisboa. Aqui, o júri escolheu os 12 melhores pastéis de nata da região. No dia 25 de setembro, será finalmente conhecido o estabelecimento vencedor, num evento aberto ao público.
Os pastéis de nata são provados numa prova cega, desconhecendo-se a que pastelaria pertencem. De igual modo, são avaliados parâmetros como o aspeto, o toque, sabor e consistência da massa, bem como o recheio e o sabor global. “Os três dias de provas correram muito bem. Este ano, foi uma boa surpresa encontrar tanta qualidade na massa folhada dos pastéis concorrentes. Genericamente, podemos assumir que os pastéis de nata estão de ótima saúde e que estão aqui para o futuro”, afirma o presidente do júri e gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, citado em comunicado.
Júri inclui personalidades de diversas áreas
Por sua vez, Wilson Honrado (Rádio Comercial), Catarina Amado (Edições do Gosto), Andreia Moutinho (Pasteleira) ou Domingos Soares Fraco (Enólogo) são alguns dos jurados do concurso. No entanto, também fazem parte deste grupo António Marques Santos (Academia Portuguesa de Gastronomia), Teresa Castro (Pasteleira), Isabel Zibaia Rafael (Autora), David Jesus (Cozinheiro e Padeiro) e Maria Brito (Gastrónoma).
Os 12 finalistas são: Altis Belém Hotel & Spa (Lisboa); Bread & Friends, Epic Sana Marquês (Lisboa); Café Ponte da Várzea (Sintra); Castro – Atelier de Pastéis de Nata (Lisboa); Confeitaria Glória (Amadora) e a Padaria da Né (Damaia). Igualmente, são também finalistas as pastelarias 7 Desejos (Ericeira); Açúcar Café (Massamá); Aloma (Lisboa); Casa do Padeiro (Pontinha); O Pãozinho das Marias (Ericeira) e Patyanne (Castanheira do Ribatejo).
Em 2022, a Casa do Padeiro, na Pontinha (concelho de Odivelas), foi a grande vencedora do concurso ‘O Melhor Pastel de Nata’. Para o proprietário do estabelecimento, Bruno Francisco, o 1º lugar foi uma surpresa. Por outro lado, o seu objetivo é “manter a qualidade a que já habituámos os nossos clientes” e ainda “convidar os fãs de pastéis de nata a conhecer a nossa proposta”, referiu na altura.
Pode conhecer cada uma das pastelarias através da aplicação Zomato
Pode ainda conhecer melhor cada uma das pastelarias concorrentes através da aplicação Zomato Portugal. Aqui, é possível encontrar uma rota sobre os melhores pastéis de nata da Grande Lisboa. Os bilhetes para a final do concurso já estão à venda e dão acesso ao recinto do Congresso dos Cozinheiros. Este é considerado o maior evento para profissionais de cozinha em Portugal. Em 2023, terá lugar nos dias 24 e 25 de setembro, no Nirvana Studios, em Barcarena, no concelho de Oeiras.
A pastelaria vencedora recebe o título Melhor Pastel de Nata 2023, um troféu e ainda 40kg de Gema de Ovo da marca DOVO. Este concurso surgiu em 2009 através do jornalista Vicente Themudo de Castro. É ainda organizado pelas Edições do Gosto e por Virgílio Gomes. Por fim, conta ainda com a parceria da Câmara Municipal de Oeiras, da Delta Cafés e da Derovo Group, e também da Zomato Portugal.