LISBOA PROTEGE JÁ PAGOU MAIS DE UM MILHÃO

Dez dias depois da abertura das inscrições para a segunda fase do programa Lisboa Protege, a linha de apoios a fundo perdido à atividade económica na cidade, a Câmara Municipal de Lisboa já entregou mais de um milhão de euros às primeiras empresas inscritas a 1 de março. Os primeiros pagamentos foram efetuados segunda-feira, 8 de março, uma semana depois da entrada dos pedidos de apoio das empresas.

Uma semana depois da abertura da segunda fase do Lisboa Protege, com uma dotação de 20 milhões de euros e abrangendo novas atividades económicas, como pequena indústria e indústrias criativas ou ginásios, e atividades com faturação entre 500 mil e 1 milhão de euros, a Câmara Municipal de Lisboa já entregou mais de um milhão de euros. Recorde-se que esses apoios para as micro e pequenas empresas são de 10 mil euros a fundo perdido.

Segundo a Câmara, os novos apoios abrangem também empresários em nome individual, com contabilidade simplificada, e volume de negócios até 200 mil euros, aqui com um apoio a fundo perdido no valor de 2000 euros.

Até ao momento candidataram-se nesta segunda fase, cujas inscrições abriram a 1 de março, 1038 empresas, das quais 258 já receberam o apoio da autarquia. Os setores com maior representatividade são a restauração, totalizando 37% das candidaturas, comércio a retalho com 19%, atividades desportivas 10% e as indústrias criativas com 8% do total de inscrições. No que toca à quebra de faturação, 46% das empresas candidatas nesta segunda fase tiveram uma quebra de negócios entre 25 a 50%, as que registaram uma queda entre 50% e 75% representam 34% das candidaturas e 20% das empresas indica mesmo que teve quebras de negócio superiores a 75%. Santa Maria Maior, Arroios, Avenidas Novas e Misericórdia são as 4 freguesias da cidade com maior número de pedidos de apoio.

As inscrições para os apoios do Lisboa Protege, cuja primeira fase distribuir mais de 16 milhões de euros a fundo perdido ao comércio, restauração e agentes culturais de Lisboa, continuam abertas até 31 de março.

#ComércioNaLinhaDaFrente


Quer comentar a notícia que leu?