Na próxima quarta-feira, dia 15 de fevereiro, às 21 horas, a Câmara Municipal de Loures realiza uma sessão pública de apresentação do projeto para a Via Urbana Interior de Loures. Desta forma, a sessão realiza-se no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, e pretende apresentar aquela que será uma variante à cidade e que vai permitir o seu atravessamento, em alternativa à Rua da República.
Neste sentido, o projeto para a Via Urbana Interior de Loures prevê o seu início na rotunda junto ao Parque Adão Barata, terminando na rotunda junto ao Jardim Major Rosa Bastos. Ao mesmo tempo, esta será realizada pela autarquia, contando com 1100 metros de extensão. Deste valor, 400 metros correspondem ao reperfilamento da Rua Jacinto Duarte e os restantes 700 referem-se a um troço totalmente novo.
Assim, a futura via urbana pretende ser uma alternativa à Rua da Republica. Desta forma, será possível reduzir os congestionamentos que ocorrem neste eixo da cidade. Ao mesmo tempo, o projeto vai permitir estruturar a área nascente de Loures e garantir a acessibilidade aos equipamentos existentes e futuros, melhorando as condições de circulação.
Em simultâneo, este novo eixo rodoviário vai permitir expandir a atual rede ciclável. Desta forma, será criada uma nova ciclovia segregada. Ao mesmo tempo, esta contará com zonas de parqueamento e descanso junto aos principais equipamentos do concelho. Da mesma forma, será interligada com a ciclovia existente com ligação ao Infantado.
Com o projeto, a autarquia vai implementar uma rede de percursos pedonais acessíveis, contínua e coerente. Em simultâneo, esta será adequada a pessoas com mobilidade condicionada, com características de segurança e conforto, abrangendo toda a área urbanizada.
O projeto para a Via Urbana Interior à Cidade de Loures contempla ainda a valorização do espaço junto ao Rio de Loures. Neste sentido, será criado um Parque Urbano com diversas áreas verdes, percursos pedonais e mobiliário urbano de apoio nas áreas destinadas a lazer e descanso.