O Vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, foi até à Guiné-Bissau, onde entregou, na passada quinta-feira, dia 16 de fevereiro, mais de nove mil livros e fardas às forças de segurança daquele país, assim como mesas para salas de aula.
Para o autarca, esta iniciativa de apoio às forças de segurança da Guiné-Bissau tem “um grande significado”. Por sua vez, esta ação junta-se às outras doações que o Município já fez à Guiné-Bissau. Neste sentido, recorde-se, durante a pandemia da Covid-19, foram enviados ventiladores e diversos materiais médicos.
Ao mesmo tempo, em outubro de 2022, a autarquia de Oeiras entregou mobiliário escolar, material informático e brinquedos à Guiné-Bissau. Ao mesmo tempo, ofereceu ainda fardas para a polícia municipal e seis viaturas.
“Aqui percebo como as pessoas dão valor ao apoio que o Município de Oeiras dá e esse reconhecimento sensibiliza-nos. Por isso, continuamos disponíveis para ajudar sempre que for possível”, afirmou Francisco Rocha Gonçalves.
Esta doação pretende reforçar as relações de cooperação descentralizada entre os dois povos, e surge na sequência de um pedido de apoio da Secretaria de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau.
No entanto, e para além do Vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, estiveram
também presentes na cerimónia a Secretária de Estado das Comunidades, Salomé
dos Santos, o Secretário de Estado da Administração Territorial, Fernando Mendes e o Presidente da Câmara de Bissau, José Lobato.
Em junho do ano passado, o Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, nos Paços do Concelho. Desta forma, a visita teve como objetivo o aprofundamento destas ligações diplomáticas e das relações bilaterais entre a Guiné-Bissau e o Município de Oeiras.