3Entre os dias 21 e 27 de março, a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas (UFCQ) vai realizar uma campanha de apoio alimentar, intitulada “Toda a Ajuda Vale”. Por sua vez, esta é realizada em parceria com a cadeia de distribuição alimentar Pingo Doce.
Neste sentido, durante uma semana, os clientes das lojas Pingo Doce de Queijas, Alto dos Barronhos e Carnaxide (Centro Cívico de Carnaxide) podem ajudar comprando os vales da iniciativa Toda a Ajuda Vale, disponíveis nas caixas de pagamento. Ao mesmo tempo, podem adquirir assim um dos sete produtos da campanha.
Ou seja, os clientes podem comprar leite, salsichas, arroz, atum, feijão e cereais. A campanha de apoio alimentar “Toda a Ajuda Vale” começa já na próxima terça-feira, dia 21 e termina a 27 de março.
Ao Olhares de Carnaxide e Queijas, o presidente da União de Freguesias, Inigo Pereira contou que a iniciativa partiu de uma sugestão feita ao Gabinete de Ação Social. Por sua vez, esta, de imediato, fez uma proposta ao Pingo Doce para avançar com a campanha, mas sem recolha de bens.
Para dividir por todos
“Quem quer apoiar paga na caixa uma senha, depois o Pingo Doce contabiliza as quantidades de produtos adquiridos, e entrega-nos os produtos. Nós dividimos com as associações envolvidas e, deste modo, reforçarmos o banco alimentar dessas instituições”, adiantou o autarca.
Neste sentido, os alimentos recolhidos durante a campanha vão ser entregues às famílias identificadas na rede social da União de Freguesias de Carnaxide e Queijas. Ao mesmo tempo, haverá ainda uma distribuição de alimentos pelas associações.
Atenuar inflação
Para Inigo Pereira, esta é uma iniciativa “muito importante”, tendo em conta a inflação e o aumento do valor dos produtos alimentares e de higiene. Por outro lado, “é uma forma de termos em armazém produtos para resolver algumas situações no imediato”, acrescenta. O autarca salienta ainda que, “enquanto não ativamos os vários mecanismos que temos para dar apoio à população carente, ou através da câmara ou através de outras instituições, temos a possibilidade de entregar logo alguns produtos para apoiar as famílias”.
812 famílias apoiadas
As instituições envolvidas são o Projeto Família Global, Renascer, Associação Solfraterno, Associação dos Amigos da Mulher Angolana, Refood, o Centro Paroquial de São Miguel de Queijas, Apoio – Associação de Solidariedade Social e a União de Freguesias de Carnaxide e Queijas.
Atualmente, a UFCQ e as instituições envolvidas prestam apoio a 812 famílias em carência económica e social, num total de 2394 pessoas. Estes números correspondem a fevereiro deste ano e representam um aumento significativo relativamente aos meses anteriores.