CARREIRA DE BAIRRO DA ESTRELA NÃO PASSA AO CENTRO DE SAÚDE

CARREIRA DE BAIRRO DA ESTRELA NÃO PASSA AO CENTRO DE SAÚDE

Já está a funcionar desde o dia 18 de março, na freguesia da Estrela, a Carreira de Bairro 67B. Olhares de Lisboa foi para o terreno para saber o que a população acha da nova linha. De um modo geral todos estão satisfeitos, mas lamentam que a Carris não tenha colocado uma paragem no centro de saúde da Estrela.

A Carris iniciou o projeto das Carreiras de Bairro em 2017. O objetivo era que estas novas linhas criassem ligações de proximidade às infraestruturas mais relevantes dos bairros, nomeadamente escolas, centros de saúde, farmácias, mercados, estações de metro e outros serviços. No dia 17 de março foi inaugurada, na freguesia da Estrela, a última das 27 Carreiras de Bairro, a carreira 67B. Por sua vez, esta circula nos bairros da Lapa, Prazeres e Santos-o-Velho, mas não pára no Centro de Saúde da Lapa.

Esta nova linha, desenhada entre a Carris e o presidente da Junta de Freguesia da Estrela, pretende atenuar algumas falhas em determinadas localidades que estavam desprovidos do serviço da Carris. Contudo, não contemplou a colocação de uma paragem perto dessa unidade de saúde.

Paragem no centro de saúde

O Olhares de Lisboa foi para o terreno falar com a população para saber o que acham da nova linha 67B e quais as vantagens que traz para a freguesia da Estrela. No geral, as pessoas dizem estar satisfeitas com a nova carreira de bairro. No entanto, há um pequeno pormenor que está em falta e que muitos dos residentes comentam: “não passa no centro de saúde da Lapa”.

Isabel Rodrigues, tem 60 anos e vive na freguesia da Estrela há 27 anos, reconhece que a nova carreira veio ajudar os mais velhos. “Há muitos idosos com dificuldades em andar ou que sobem estas ruas com canadianas. Por isso, acredito que este autocarro venha ajudar essas pessoas”, explicou.

Facilita deslocações

Apesar do percurso “estar bem pensado”, Isabel Rodrigues queixa-se que “o autocarro não passa na rua do centro de saúde da Lapa, o que seria uma grande ajuda para os utentes”. Maria Tavares e José Brandão partilham da mesma opinião. “Era bom que passasse pelo centro de saúde. Era um pequeno desvio que ia valer a pena”, afirmou Maria Tavares, confirmando, contudo, que a nova carreira é uma ajuda nas deslocações dentro da freguesia.

Ruas muito íngremes

Maria Tavares, de 86 anos, e José Brandão, de 67, têm algumas dificuldades de locomoção.
“Não é fácil subir estas ruas, principalmente onde eu vivo, a rua é muito íngreme. Agora que o autocarro passa mesmo em frente à minha porta vai facilitar as minhas deslocações, tanto para o supermercado, como para passear”, contou Maria Tavares.

Embora José Brandão se queixe dos problemas de visão e da dificuldade em andar a pé, reconhece que a nova Carreira de Bairro também apresenta aspetos positivos. Um deles será trazer “uma motivação para que os mais velhos saiam de casa e passear um pouco”.


Facilitadas compras

Segundo relata, é também uma ajuda quando vai às compras. “Já não precisamos de andar até casa carregados com os sacos das compras”, reforça. Contudo, o único ponto negativo que aponta é a falta de uma paragem na rua do centro de saúde da Lapa. “Ia ser bom e ajudava os idosos que precisam de ir lá todos os dias ao centro de saúde. Custa um pouco, para nós que temos uma certa idade, subir estas ruas”, explicou.

Carreira agrada a todos

José Rodrigues, que também já andou na nova Carreira de Bairro 67B, ao Olhares de Lisboa diz-se satisfeito com o novo percurso e que vai passar a usar mais vezes este autocarro.

Por sua vez, acredita que se as pessoas tiverem conhecimento do percurso “vão passar a circular mais”. Contudo, considera que foi cometido um erro neste novo trajeto. “Serve o percurso que tem. Mas, na minha opinião, um erro grave foi cometido pela Carris. Temos um centro de saúde na Lapa, que é um dos poucos que está aberto todos os dias, e o autocarro não passa por lá”, apontou.

Deslocações na freguesia

José Rodrigues, que também tem dificuldades em se deslocar, defende que “não é necessário parar à porta, mas podia-se arranjar uma solução para que seja colocada uma paragem mais perto do centro de saúde. Seria uma grande ajuda tanto para os idosos como para os que têm problemas de saúde ou até dificuldade em andar, como é o meu caso”.

Para este cidadão, a carreira 67B é “uma mais-valia”. Ao mesmo tempo, ajuda muitos idosos nas deslocações até aos mercados, cafés e parques. Todavia, “tendo em conta que, muito provavelmente, é a população mais velha a que vai usufruir desta Carreira, as paragens deviam corresponder às suas maiores necessidades, nomeadamente, o centro de saúde”, concluiu.

Em suma, os moradores reconhecem que a nova Carreira de Bairro na Estrela traz novas vantagens à localidade. No entanto, uma paragem no centro de saúde seria indispensável, principalmente para a população sénior.

Quer comentar a notícia que leu?