CARREIRA DE BAIRRO 67B JÁ CIRCULA NA ESTRELA

O projeto começou com António Costa, passou por Fernando Medina e foi Carlos Moedas que concluiu.

Está completa a rede de Carreiras de Bairro da Carris, com a entrada em funcionamento da carreira 67B. Esta nova Carreira de Bairro vai percorrer várias zonas da freguesia da Estrela. Saiba quais são as zonas por onde a nova carreira passa.

A 67B é a última das 27 Carreiras de Bairro e destina-se à freguesia da Estrela. A partir de agora, todas as freguesias de Lisboa têm pelo menos uma Carreira de Bairro. Contudo, algumas freguesias, como Campo de Ourique ou Santa Clara, têm duas.

Inaugurada a 17 de março, a Carreira 67B Estrela/Circulação Pampulha é complementar à rede da Carris e circula nos bairros da Lapa, Prazeres e Santos-o-Velho. Por sua vez, o seu objetivo é reforçar a mobilidade local. O horário de funcionamento é das 7h30 até às 20h30 e aos fins-de-semana e feriados das 7h30 às 20h15, com intervalo de 30 minutos.

As Carreiras de Bairro foram apresentadas em 2017 e lançadas gradualmente. No mesmo sentido, têm como objetivo melhorar a conexão dos bairros aos seus principais pontos, como mercados, escolas, centros de saúde e interfaces de transporte.

António Costa começou e Moedas concluiu

O projeto começou com António Costa, passou por Fernando Medina e foi Carlos Moedas que concluiu. A linha 67B tem um percurso circular que começa e termina no Jardim da Estrela, junto à Basílica. No entanto, o trajeto difere daquele que inicialmente tinha sido pensado. Ou seja, o atual percurso foi desenhado entre a Carris e o atual executivo da Junta de Freguesia da Estrela.

O trajeto inicia-se na Praça da Estrela, junto à futura estação de metro, e segue para a Av. Infante Santo. Por outro lado, passa pela Rua do Possolo, Rua do Borja, Rua Capitão Afonso Pala, Rua da Costa, e ainda pela Urbanização da Avenida de Ceuta/Sul. Ao mesmo tempo, a nova carreira de bairro circula ainda pela Rua do Olival, Rua Ribeiro Sanches e a rua do Prior, voltando novamente à Praça da Estrela, onde se localiza o terminal.

Por fim, as Carreiras de Bairro têm o tarifário habitual da Carris. Ao mesmo tempo, os utilizadores poderão também utilizar o passe Navegante, incluindo a versão gratuita para jovens estudantes e os mais idosos. Contudo, existe ainda um passe específico apenas para as Carreiras de Bairro, e que custa 10 €/mês.

 


Quer comentar a notícia que leu?