A Carris Metropolitana, empresa de transportes urbanos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vai reforçar o serviço na área 4, menos de um mês depois de ter lançado duas ligações noturnas inéditas entre Almada e Lisboa.
Desta forma, na próxima segunda-feira, dia 17 de abril, a área 4 (Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal) veêm um reforço do serviço da Carris Metropolitana, com a entrada de duas linhas novas (4525 e 4460). Ao mesmo tempo, contará também com circulações expresso na 4701, a segunda linha que mais passageiros transporta nesta área.
Estas duas novas linhas vão ligar Palmela e Setúbal. O objetivo será reduzir o tempo de viagem entre estas localidade em cerca de meia hora, dispensado o atual transbordo no Poceirão. Ou seja, os passageiros do Pinhal Novo que pretendam chegar a Brejos do Poço, passam a contar com a linha 4525 Faias – Pinhal Novo (via N5) para as suas deslocações.
O seu percurso inicia-se junto à Escola Primária de Faias. De seguida, a linha 4525 segue em direção à Escola Secundária do Pinhal Novo, parando na Aldeia Nova Aroeira, Foros Trapo, Loja Nova, Brejo do Poço, Lagoa Calvo, Asseiceira e Poceirão. Desta forma, a comunidade escolar de Palmela e Setúbal conta uma nova opção de mobilidade.
Por sua vez, já no município de Setúbal, sera lançada a linha 4460 – Circular de Azeitão. Esta carreira terá uma extensão de 16 quilómetros e circulações previstas a cada 45 minutos, passando por diversos pontos de Azeitão, incluindo escolas e infraestruturas municipais.
Linha 4701 é das mais utilizadas na Área 4
A carreira 4701 entrou em funcionamento a 1 de junho de 2022. Até ao momento, já transportou mais de 695 mil passageiros. Em março deste ano, registou um total superior a 97 mil passageiros transportados, o que leva a média de mais de quatro mil passageiros ao dia.
Por isso, e dada a sua elevada procura, a Carris Metropolitana vai reforçar a circulação desta linha. Desta forma, no sentido Vale da Amoreira – Lisboa (Oriente), o primeiro autocarro do dia irá partir às 5h40. No entanto, já no sentido oposto, o primeiro veículo sairá de Lisboa às 6h30. Ao mesmo tempo, a empresa introduziu ainda uma terceira circulação, entre a Moita e o Oriente, e que parte às 7h40 da manhã.
De acordo com a AML, em nota de imprensa, desde o arranque do serviço da Carris Metropolitana, o número de serviços aos dias úteis passou de 76 anteriores para 99 (+30%). Com esta alteração, passam a ser 102 serviços (+34%) em todos os dias úteis. Por outro lado, acrescenta a empresa, a 4701 transportou mais de 31 mil passageiros entre as 5h00 e as 8h00, apenas no mês de março.
Carreira ganha serviços “expresso”
Neste sentido, a empresa vai transformar as atuais circulações às 6h00 e às 7h00 num serviço “expresso”. Ou seja, com menos paragens, para que os passageiros cheguem a Lisboa em menos tempo.
Estas duas circulações partem junto à Escola Mouzinho da Silveira. Contudo, à entrada do Vale da Amoreira, a linha 4701 expresso segue em direção a Lisboa pela Rua da União, passando por Alhos Vedros, Fonte da Prata, e N11, junto ao supermercado. Chegando à bomba da BP, logo à entrada da Moita, a carreira segue diretamente para a A33 rumo à capital.
Por fim, e ainda nesta linhas, outras quatro circulações viram os seus horários ajustados para permitir uma melhor ligação entre serviços. Todos os horários da 4701 e das duas linhas novas já podem ser consultados no site da Carris Metropolitana.