MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA VAI PROMOVER DIVERSAS ATIVIDADES EM ABRIL

Programação inclui ainda visitas para escolas e conversas sobre o pão

Durante o mês de abril, para além das exposições permanentes, o Museu Municipal de Arqueologia, na Amadora, vai promover ainda diversas atividades, destinadas a todas as idades.

Esta programação especial do Museu Municipal de Arqueologia arrancou a dia 1 de abril, com uma atividade de criação de figuras com massa de pão. Esta iniciativa decorreu a propósito da exposição temporária “Trigo na Eira, Pão na Masseira. Uma história do Pão na Amadora”, patente até 7 de maio.

Desta forma, os participantes irão utilizar farinha e água para modelar figuras e enfeites diversos, sob o tema da Páscoa. Contudo, as figuras podem ser personalizadas e levadas para casa. A iniciativa tem entrada livre e destina-se a famílias e participantes individuais. Por outro lado, este sábado, dia 15 de abril, realizar-se-á uma visita orientada ao início do Aqueduto Águas Livres, na zona da Amadora. Os visitantes poderão conhecer o interior das Mães D’Água Velha e Nova, mas também a Barragem Romana.

Por isso, os participantes devem levar lanternas e sapatos confortáveis, mas a iniciativa não é aconselhável a pessoas com claustrofobia. A visita será conduzida pelo Museu da Água e decorre entre as 10h00 e as 12h00. O ponto de encontro é junto às Mães D’Água Velha e Nova. Podem participar na iniciativa as famílias e participantes individuais. A participação na ação custa três euros. Contudo, é gratuito para as crianças até aos 12 anos.

Programação inclui ainda visitas para escolas e conversas sobre o pão

Por outro lado, no mesmo dia, o Museu Municipal de Arqueologia vai dinamizar a iniciativa ‘Conversas à roda do pão’. Esta é realizada em colaboração com a UPAL (União Panificadora da Amadora) e a APAI (Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial). Neste sentido, os participantes irão apresentar histórias e factos sobre o pão. Esta conversa irá realizar-se no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira às 15h00, terminando às 17h00, e destina-se a participantes individuais.

Para além destas duas atividades, o Museu Municipal de Arqueologia vai promover outras iniciativas, tais como uma visita orientada ao Núcleo Museológico do Moinho do Penedo, na freguesia da Mina de Água, no dia 16 de abril, domingo. No mesmo sentido, e ainda integrada nesta programação, está ainda prevista a iniciativa ‘Museu em Ação’, destinada às escolas e grupos organizados.

Contudo, e apesar do carácter gratuito, é necessária uma inscrição prévia para participar nestas atividades. As inscrições são realizadas através do e-mail museu.arqueologia@cm-amadora.pt ou por telefone 214 369 090. No ato, deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico. As inscrições devem ser feitas até 48 horas antes da data da sua realização, ou conforme indicado. Por outro lado, as desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras atividades.

Centro de Enfermagem Queijas

Quer comentar a notícia que leu?