CÂMARA DE OEIRAS VAI INVESTIR DOIS MILHÕES DE EUROS NA JMJ

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) espera receber cerca de 30 mil jovens no concelho, no dia 6 de agosto. Neste dia, os jovens vão estar reunidos com o Papa Francisco no Passeio Maritimo de Algés.

Recorde-se que Oeiras foi um dos concelhos escolhidos para receber o Papa Francisco, no âmbito da JMJ, que se realiza entre os dias 1 a 6 de agosto. Deste modo, a CMO vai investir dois milhões de euros na realização do evento.

Ao mesmo tempo, a autarquia estima a presença de 30 mil jovens alojados no concelho, e por isso, está a trabalhar no sentido que todos os participantes tenham uma estadia segura e confortável. Desta forma, entre 31 de julho e 6 de agosto, os jovens ficarão alojados
maioritariamente em escolas, coletividades e instalações desportivas.

No entanto, cerca de dois mil participantes vão ficar em famílias de acolhimento. Ao mesmo tempo, irão ainda ficar, nas instalações da Bataria da Lage, cerca de mil escoteiros que vão ser voluntários no evento. Este acolhimento será realizado pelos Voluntários Paroquiais que vão ser a principal ligação aos peregrinos durante a JMJ.

Por outro lado, a CMO propôs ainda aos funcionários da autarquia que se associem voluntariamente a este evento, exercendo funções diversas.

Passeio Marítimo de Algés recebe eventos relacionados com a JMJ

Para além do encontro com o Papa, no último dia da JMJ, o Passeio Marítimo de Algés vai ainda receber mais eventos ligados à Jornada. Desta forma, no dia 1 de agosto, o local recebe o Encontro das Nações – França, onde são esperados cerca de 40 mil participantes.

Por sua vez, no dia seguinte, 2 de agosto, será a vez do Encontro das Nações – Itália, onde se estima a participação de 50 mil participantes. Por fim, a 7 de agosto, será a vez do Encontro Caminho Neocatecumenal, no qual deverão marcar presença entre 70 mil a 80 mil
participantes.

Contudo, para além das ações de caráter religioso (eucaristia e testemunhos vocacionais), o Passeio Marítimo de Algés irá ainda receber concertos e espetáculos artísticos integrados no Festival da Juventude.


Autarquia já desenhou plano de mobilidade

Ao mesmo tempo, e no sentido de garantir a segurança e saúde pública, a CMO está a realizar visitas técnicas, juntamente com elementos da Proteção Civil de Oeiras, da Administração Regional de Saúde, e das Paróquias e Comités Organizadores Paroquiais. Em simultâneo, está também a visitar todas as instalações que irão acolher mais de 100 peregrinos.

Por outro lado, em relação à Mobilidade, a CMO já procedeu a um levantamento e mapeamento dos principais locais de deslocação dos peregrinos e potenciais locais
de estacionamento de autocarros. Para já, está a ser desenhada uma “planta
geral” que identifica os principais eixos viários, as estações de comboio, paragens de autocarro e terminais rodoviários, bem como os locais de alojamento dos peregrinos e acessos pedonais recomendados.

Ao mesmo tempo, também foram identificadas Bolsas de Estacionamento para Autocarros. O objetivo é permitir uma resposta célere às necessidades que venham a ser identificadas durante a JMJ. Por sua vez, em conjunto com a PSP de Oeiras, a autarquia já desenhou e testou um plano de mobilidade/segurança a propósito dos eventos que irão
decorrer no Terrapleno de Algés, especialmente no evento de 6 de agosto.

JMJ irá ajudar a promover o concelho, garante CMO

Neste sentido, a Câmara de Oeiras explica, em comunicado de imprensa, que manifestou a sua total disponiblidade, desde a primeira hora, para colaborar na realização da JMJ. Por isso, e para além do investimento de dois milhões de euros, irá ainda colaborar ao nível
organizacional, operacional e logístico. Por outro lado, a CMO considera que este evento irá ser importante para promover o concelho de Oeiras.

A JMJ Lisboa 2023 é organizada pelo Comité Organizador Local, do Patriarcado de Lisboa. Por fim, conta ainda com a cooperação do Governo de Portugal e das Câmaras Municipais de Oeiras, Lisboa, Loures, e Cascais. Ao mesmo tempo, conta ainda como o Alto Patrocínio da República Portuguesa.

Quer comentar a notícia que leu?