METRO DE LISBOA JÁ TEM PAGAMENTOS «CONTACTLESS»

    O Metropolitano de Lisboa e a Visa juntaram-se para introduzir pagamentos contactless nos validadores das estações. Desta forma, já pode viajar em toda a rede do Metro apenas aproximando o seu cartão de débito ou de crédito aos validadores.

    Para isso, basta que o seu cartão ou dispositivo de pagamento tenha a tecnologia contactless. Todos os validadores, de toda a rede do Metro, já dispõem dos pagamentos por esta via, e podem ser encontrados através do símbolo correspondente. Com os pagamentos contactless, o Metro de Lisboa oferece assim pagamentos rápidos e seguros. O objetivo principal é evitar que as pessoas se tenham de dirigir à bilheteira para comprar o título de transporte.

    Ao mesmo tempo, pretende-se ainda proporcionar uma melhor experiência de viagem com esta tecnologia. Esta está inserida no projeto de inovação e modernização do sistema de bilhética do Metropolitano de Lisboa. O projeto foi desenvolvido em toda a rede do metro e conta com a parceria da Visa, da Cybersource, da Littlepay e da Unicre. Desta forma, já pode pagar o seu bilhete de metro através da simples passagem no validador de um cartão bancário. No entanto, poderá também utilizar dispositivos de pagamento como os smartphones ou os smartwatchs (relógios inteligentes).

    Facilitar a compra de bilhetes

    De seguida, o equipamento fará a leitura do cartão ou dispositivo e debita automaticamente o valor da viagem na conta do utilizador. Ao mesmo tempo, as viagens têm o custo normal de € 1,65, o mesmo valor que é aplicado nos bilhetes tradicionais. No total, foram instalados 1.504 leitores sem contacto em 752 canais de validação. Por outro lado, o Metropolitano de Lisboa conta ainda com um software preparado para a integração do pagamento Europay Mastercard and Visa (EMV).

    “Trata-se de uma modalidade de pagamentos de títulos que não envolve transações em numerário, nem perda de tempo para adquirir o bilhete ou carregar o cartão Viva Viagem. Com esta nova funcionalidade o Metropolitano de Lisboa está a contribuir para a melhoria da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa”, reforça o Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos.

    Contribuir para a descarbonização

    Por outro lado, a empresa está ainda a contribuir “para a descarbonização e sustentabilidade ambiental, pois ao realizar o pagamento de forma totalmente eletrónica consegue-se, também, reduzir substancialmente a utilização de papel. O Metropolitano de Lisboa é o único operador da cidade em que esta nova tecnologia se encontra implementada em toda a rede e passa a posicionar-se como um dos operadores mais avançados à escala global em termos de serviço público oferecido”, acrescenta.

    Por sua vez, Gonçalo Santos Lopes, Country Manager da Visa Portugal, afirma que, com esta tecnologia, “o Metro de Lisboa inaugura uma nova forma de usufruir deste transporte”. Desta forma, andar de metro torna-se “mais simples, mais fácil, mais segura e mais conveniente, tanto para aqueles que trabalham e vivem na cidade, como para as pessoas que a visitam”.

    O responsável acrescenta ainda que “os pagamentos eletrónicos tornam os transportes públicos mais eficientes e atrativos. Contudo, também contribuem para uma cidade mais amiga do ambiente”. Gonçalo Santos Lopes refere também o papel fundamental da Cybersource. Esta é “uma solução Visa, que tem sido fundamental para dar vida a este projeto. Muito teve que acontecer nos bastidores para que fosse possível implementar no Metro de Lisboa uma tecnologia que permita pagamentos contactless em toda a sua rede”.

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    Estudo afirma que portugueses usariam mais o transporte coletivo com sistemas de pagamento sem contacto

    Desta forma, Lisboa junta-se às mais de 100 áreas urbanas em toda a Europa que dispõem de pagamentos digitais nos transportes públicos. De acordo com um estudo da C Space, 44% dos que utilizam transportes públicos acreditam que os utilizariam mais frequentemente se estivessem disponíveis pagamentos contactless. Por outro lado, 60% dos utilizadores esperam que, no futuro, esta tecnologia esteja disponível em todos os transportes públicos.

    Para incentivar o uso desta tecnologia, o Metro de Lisboa reforça a campanha “Passe o cartão, não a carteira”. Esta campanha apela aos clientes para validarem a sua viagem apenas com um cartão, evitando pagamentos duplicados. Por isso, os clientes devem validar corretamente os seus títulos de transporte, separando-os dos cartões bancários e dispositivos contactless.

    Por fim, o estudo da C Space foi realizado em nome da Visa e tinha como propósito apurar os hábitos e as preferências de mobilidade urbana dos portugueses. O inquérito foi realizado em junho de 2021 e tinha 15 perguntas. A amostra foi de 201 indivíduos portugueses. No mesmo sentido, o questionário tinha como propósito perceber o comportamento e atitudes atuais e passadas (antes da COVID 19) do trânsito público em Portugal.

    Desta forma, conseguiu-se apurar de que forma os pagamentos sem contacto seriam integrados no sistema de pagamento de títulos de transporte, incentivando assim mais pessoas a usar os transportes coletivos.

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