LISBOA VAI TER ‘FESTAS NA RUA’

A EGEAC está a promover o ‘Festas na Rua’, uma iniciativa que vai levar a arte a toda a cidade de Lisboa já a partir do próximo dia 22 de agosto. O objetivo é transformar jardins, praças e outros espaços em palcos culturais.

No total, serão seis dias dedicados à Magia, e três à Arte Sonora. Ao mesmo tempo, esta programação promete ser diversificada. Ou seja, irá ter Dança, concertos, e ainda seis festivais dedicados a diferentes expressões artísticas. Por fim, haverá ainda uma feira dedicada a Santo António nesta edição do ‘Festas na Rua’, que terminam no início de outubro.

Esta iniciativa irá passar pelo Vale do Silêncio, nos Olivais. Será aqui que se irá celebrar a obra de John Williams, um dos compositores mais talentosos e bem-sucedidos dos EUA. Desta forma, no dia 9 de setembro, o público terá a oportunidade de assistir a um concerto intemporal, dedicado às bandas sonoras de filmes como ET, Parque Jurássico, Harry Potter ou Indiana Jones.

As músicas serão interpretadas pela Orquestra Gulbenkian, sob a direção do maestro José Eduardo Gomes. Por outro lado, e na Praça do Município, o músico e compositor Rui Massena, acompanhado por 14 músicos, apresenta algumas das suas composições ao piano. O espetáculo está marcado para o dia 23 de setembro, e serão apresentados temas como ‘Um Lugar’, ‘Resistir’, ‘Mateus’ e ‘Estrada’.

Programação vai celebrar o Dia Mundial da Música

No entanto, as ‘Festas na Rua’ vão celebrar também o Dia Mundial da Música, que se comemora a 1 de outubro. Desta forma, haverá três dias de festa dedicadas a esta data, contando com a atuação das Bandas do Exército, da Força Aérea e da Marinha, mas também da GNR e da PSP. Estes grupos vão animar a Quinta da Granja, em Benfica (junto ao Centro Comercial Colombo) nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro.

Por fim, as ‘Festas na Rua’ têm entrada gratuita e destinam-se a todas as idades. Contudo, a programação contém muitas outras propostas. Algumas delas são o Lisboa Mágica, Lisboa Soa, Lisboa Mistura, Solo Fest e ainda os fins de semana de dança ao ar livre.

Quer comentar a notícia que leu?