A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou, em reunião camarária, o reforço do número de autocarros para o novo ano letivo 2023/2024. Desta forma, a autarquia vai garantir o transporte a cerca de 700 crianças de jardins-de-infância e a alunos que frequentem a rede pública do concelho.
Nesta reunião, a CML aprovou um novo contrato para assegurar o serviço de transporte escolar no ano letivo que agora começa. Com esta medida, a autarquia garante mais autocarros para a deslocação de crianças e jovens dos jardins-de-infância e de escolas da rede pública do concelho, não só para os estabelecimentos de ensino mas também para outras atividades.
Ou seja, a CML irá garantir ainda a deslocação para as aulas de educação física das escolas sem pavilhão desportivo. Exemplos são as Escolas Básicas Luís de Camões e Parque das Nações, que têm de ter estas aulas nos pavilhões dos Lóios e Casal Vistoso. Este novo contrato irá permitir o aumento do número de alunos abrangidos, uma vez que a CML reforçou a oferta com mais três autocarros.
No total, serão 26 viaturas a circular diariamente pela cidade. Este reforço irá permitir, igualmente, a deslocação diária de três turmas para o Pavilhão do Conhecimento, no quadro do Programa Ciência Viva, e ainda para o programa de apoio à natação curricular e as viagens no âmbito do Passaporte Escolar.
A adjudicação do contrato foi através de concurso público internacional, e representa um investimento no valor de 380.500€ (mais IVA), válido até junho de 2024. Contudo, poderá ser renovado se for do interesse da autarquia. Por fim, esta proposta foi aprovada por maioria, contando apenas com a abstenção do Bloco de Esquerda.