ESTÁ INAUGURADA A RUA TERRA DA LUÍSA, NO CASAL DA CHOCA

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) inaugurou, na última sexta-feira, dia 13 de outubro, a Rua Terra da Luísa, no Bairro Casal da Choca, em Porto Salvo. O objetivo desta via é ligar o Casal da Choca à zona envolvente, e teve o custo de 773 mil euros, financiados pela autarquia. Junto à mesma rua, está prevista a construção de um novo edifício da CERCI Oeiras, que deverá ser uma realidade dentro de dois anos.

A Rua Terra da Luísa surge para estabelecer uma ligação entre a Cooperativa de Habitação CHEPA e a Rua Augusta. “Estamos perante uma obra que vai valorizar o nosso território, o nosso concelho e a freguesia de Porto Salvo”, destacou o presidente da CMO, Isaltino Morais. Para o futuro, prevê-se ainda uma ligação entre o Casal da Choca e Leião. “Vamos ficar com uma ligação fantástica. É assim que se valorizam as coisas”, reforçou o autarca, lembrando que a valorização do património faz-se “com intervenção nas ruas, no saneamento, na água, entre outros”.

Esta artéria é composta por duas faixas de rodagem, passeios, duas rotundas, uma ciclovia bidirecional, estacionamento e espaços verdes. Atualmente, a CMO está a preparar a requalificação das ruas Alcoforense, São Isidro e São Teotónio. Igualmente, está ainda em curso a reabilitação da Antiga Casa do Casal, que vai receber uma residência para mulheres vítimas de violência doméstica, e a construção da ligação da Quinta da Estrangeira à Rua Cândida Branca Flor, todos no Bairro do Casal da Choca. Esta, recorde-se, é uma zona de génese ilegal e que está atualmente em processo de legalização, que já se prolonga há 38 anos.

Legalizar todos os bairros de génese ilegal dentro de quatro anos

“O trabalho de ordenamento e de legalização é um trabalho muito lento”, frisou Isaltino Morais. Para breve, a CMO quer começar obras de requalificação na Quinta da Gandarela, cujo processo de legalização está “praticamente concluído”. “Eu diria que nos últimos 15, 20 anos tem havido intervenções muito grandes” nos bairros de génese ilegal, disse Isaltino Morais ao Olhar Oeiras. “São já vários os milhões de euros de investimento aqui no Casal da Choca e que tem sido acompanhado por intervenções ao nível da requalificação urbana. Toda esta zona vai sendo organizada e esperamos que mais três ou quatro anos tudo isto esteja resolvido”, acrescentou.

Já sobre os restantes bairros de génese ilegal, o autarca ressalva que a CMO já tem planos de pormenor para “todo o território”. Ao mesmo tempo, adianta ainda que os processos de legalização deverão ficar todos concluídos dentro de “quatro anos”. Para além da Quinta da Gandarela, na União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, e do Casal da Choca, estão ainda em processo de legalização os bairros da Laje, Leceia, Calçada dos Moinhos e da Pedreira Italiana.

CMO quer lançar obra para novo edifício da CERCI em 2024

A Rua Terra da Luísa vai ainda permitir o acesso à futura CERCI Oeiras e a reconversão da Av. Raúl Solnado. O futuro edifício da CERCI Oeiras não será uma substituição do atual, localizado em Barcarena, mas será sim uma expansão do mesmo. Deste modo, irá contar com mais 24 camas na Unidade Residencial e mais 50 vagas para o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI). Espera-se que este espaço, com cerca de três mil metros quadrados, seja uma realidade daqui a dois anos, e o projeto já foi realizado. Atualmente, a CERCI Oeiras não consegue admitir mais utentes, uma vez que já tem todas as suas vagas ocupadas.

“Existem [atualmente] 95 pessoas no CACI e mais 50 na Unidade Residencial”, acrescentou o presidente do Conselho de Administração da CERCI Oeiras, João Pavão Nunes, ao Olhar Oeiras. Há cerca de dois anos, explicou, o orçamento da obra era de cerca “de dois milhões de euros”. No entanto, o custo da obra duplicou devido à inflação, estando atualmente orçamentada em quatro milhões de euros. Neste sentido, Isaltino Morais disse, durante a inauguração da Rua Terra da Luísa, que a CMO pretende abrir o concurso para a obra já no próximo ano. A construção do edifício será financiada pela autarquia, e a CERCI ficará responsável pela aquisição do mobiliário.

“Importância enorme” para a freguesia

Por sua vez, o presidente da Junta de Porto Salvo, Dinis Antunes, realça ao Olhar Oeiras que esta obra é de “uma importância enorme” para a freguesia. “Esta via era uma estrada de terra e vai fazer uma ligação a todos estes cruzamentos”, recorda o autarca, salientando que esta era um desejo “muito antigo” da população do Casal da Choca. “A obra fez-se muito rapidamente e estou muito contente com ela”, disse ainda Dinis Antunes. Por fim, o presidente destaca a boa relação com o executivo da CMO. “A Câmara tem investido muito na freguesia e tudo o que nós pedimos é aceite”, concluí.


Quer comentar a notícia que leu?